Obrigada, querida, Perolina Lyra, pelo presente que se transformou em um grande quilombo de ideias.

Recebi de presente um livro preto:  As Mulheres Abayomis , do soteropolitano, Adilson Passos, que conta e ressignifica histórias para o povo preto e mais gentes.

Por Arísia Barros, do Cada Minuto 

Imagem retirada do site Cada Minuto

A obra literária me chegou como tesouro raro,com dedicatória feito celebração de lutas:- Arísia Barros, estive em Salvador,  e ao me deparar com essa publicação só lembrei de você.

O livro, que ela me deu de presente, fala sobre mulheres pretas, ativismo e  sobre as bonecas abayomi, símbolo da sobrevivência negreira.

A moça  foi a Salvador, na Bahia de Todos os Santos e me trouxe um livro de presente. Preciso dizer, que, verdadeiramente receber livro preto oxigena os caminhos do ativismo, fortalecendo passos e deixa o coração em festa.

Obrigada, querida, Perolina Lira, Superintendência de Identidade e Diversidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

Li e reli o  livro de um fôlego só,  e para rememorar o 25 de julho, dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra,  o Instituto Raízes de Áfricas ,com apoio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social  realiza, no final do mês de julho, uma Roda de Conversa para recontar essa história preciosa para as mulheres reclusas em celas do Pesídio Santa Luzia, em Maceió Alagoas.

Falar para as mulheres privadas de liberdade sobre o poder da pretitude que resiliente, conjuga a liberdade como ideologia permanente. Mulheres pretas que redescobrem o poder identitário.

O livro que ela me deu de presente será fonte de  grande acolhimento  para mulheres do  Presídio Santa Luzia.

Obrigada, querida, Perolina Lyra, pelo presente que se transformou em um grande quilombo de ideias.

Obrigada!

+ sobre o tema

para lembrar

Serena Williams protagoniza vídeo da Nike sobre empoderamento feminino

Vencedora de 23 Grand Slams, a tenista Serena Williams...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Mulher negra sempre será subjugada, diz advogada Valéria dos Santos

Alvo de um episódio que causou revolta pelo racismo...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=