OMS alerta para morte de 303 mil mulheres durante o parto por ano

Organização Mundial da Saúde lançou guia com orientações. OMS também chamou atenção para 2,6 milhões de bebês natimortos.

Do G1

Das 130 milhões de mulheres que dão à luz no mundo todos os anos, 303 mil morrem durante o parto, a maioria em países em desenvolvimento, alertou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O órgão também chamou a atenção para o fato de que 2,6 milhões de bebês já nascem mortos todos os anos e outros 2,7 milhões de recém-nascidos morrem nos primeiros 28 dias de vida. Segundo a OMS, grande parte das mortes de mães e recém-nascidos ocorre nas 24 horas seguintes ao parto e a maioria é evitável.

A entidade internacional lançou, nesta sexta-feira (4), um novo guia que evidencia as principais complicações que podem aparecer e causar a morte da mãe ou do bebê, como hemorragias pós-parto e pré-eclâmpsia. O objetivo é ajudar os profissionais da saúde a seguir “cuidados essenciais e padronizados” de cada parto, e assim evitar este tipo de morte.

O manual destaca quatro momentos em que o funcionário deve ter a certeza de que “tudo está em ordem”: quando a mãe dá entrada no hospital, antes do início do parto, ao longo da hora seguinte ao nascimento, e na hora anterior a mãe e bebê receberem alta.

Segundo a OMS, estes são momentos decisivos para que o trabalhador possa perceber e agir perante qualquer complicação durante o processo.

+ sobre o tema

Racismo Prejudica Combate a AIDS

Entrevista/Karen Bruck Coordenadora do Programa Integrado de Ações Afirmativas para...

‘Novo câncer’ pode ser desencadeado por implante de silicone

Um novo tipo de câncer, chamado linfoma anaplásico de...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

“Mais Médicos” reforça a atenção básica na Maré

A Vila dos Pinheiros, uma das 15 comunidades que...

para lembrar

Racismo Prejudica Combate a AIDS

Entrevista/Karen Bruck Coordenadora do Programa Integrado de Ações Afirmativas para...

Troca acidental de embriões gera ‘caso dramático’ e debate jurídico na Itália

Um caso de reprodução assistida com troca acidental de...
spot_imgspot_img

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...

Saúde: 307 crianças ianomâmis desnutridas foram resgatadas em 2023

Ao longo do ano de 2023, 307 crianças ianomâmis diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada foram resgatadas e recuperadas, segundo o Ministério da Saúde. Há quase...

Anvisa cancela registro de mais de 1,2 mil pomadas de modelar cabelos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta sexta-feira (29) os registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou...
-+=