Onde se fazem mais pesquisas racistas nos EUA?

Um estudo liderado por um professor da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, concluiu que existe uma relação forte entre as pesquisas de termos racistas realizadas no Google e a taxa de mortalidade de pessoas negras, ao considerar áreas geográficas. As conclusões dos investigadores, chefiados pelo professor David H. Chae, revelaram que nas áreas onde foram feitas mais pesquisas com as palavras “nigger” ou “niggers” (ambos termos pejorativos usados para a comunidade negra nos EUA), se registou um aumento de 8% de mortes, entre 2004 e 2009. O estudo foi publicado na revista científica PLOS ONE.

Por  Leonor Riso, do Sabado.PT
Nos Estados Unidos, constatou-se que os zonas onde mais se fazem pesquisas com estes termos se encontram nos estados americanos do Vermont, Massachussets, Rhode Island, Connecticut, Pensilvânia, Ohio, Virgínia Ocidental, Kentucky, Louisiana, Alabama, Tennessee e Mississípi.

OriginalSize$2015_05_07_17_17_05_120130

“Este efeito [do racismo] provoca mais de 30 mil mortes entre pessoas negras anualmente em todo o mundo”, afirmou Chae ao site Vox. “A discriminação é mais pérfida hoje em dia. O racismo em vários níveis da sociedade, como na habitação, emprego, e em contextos de justiça criminal, continua apesar de existir legislação protectora”, alerta o académico.

No entanto, David H. Chae adianta que há pesquisas realizadas no Google pela palavra “nigger” que podem não reflectir racismo: por exemplo, as feitas por estudantes ou jornalistas. Além da sua pesquisa, os autores citaram ainda outros estudos que comprovam que o stress e a ansiedade provocados quando uma pessoa é vítima de racismo podem levar à deterioração prematura do corpo, que afecta directamente a saúde, indica o site Vox. “O nosso estudo contribui para comprovar que o racismo cria padrões quanto à mortalidade e gera disparidades raciais na saúde”, concluiu David H. Chae.

No início do estudo, o National Center for Health Statistics (ou centro nacional de estatísiticas sobre saúde) definiu 196 “zonas de mercado”, assim designadas tendo em conta as semelhanças na oferta de canais televisivos, rádios e jornais nos locais. Daqui, foram seleccionadas as áreas onde se faziam mais pesquisas com as palavras “nigger” ou “niggers”.

De seguida, compararam-se os dados às taxas de mortalidade da população negra entre 2004 e 2009 nestes locais, tendo sido verificado o aumento de 8%.

 

Leia Também:

EUA: as ilusões do “Poder Negro”

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Eu preciso destas palavras – por Alex Ratts

Corpo: lugar negro de fala no Blog do Alex Ratts É...

Trincheiras raciais

Experiência internacional aponta alternativas à guerra às drogas Por Thiago...

Globo de Ouro exclui mulheres e negros em premiação

O apresentador Ricky Gervais causou polêmica ao debochar da...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=