ONU declara 18 de julho como Dia Internacional de Nelson Mandela

Enviado por / FonteDa Folha de S. Paulo

Os 192 Estados-membros da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) consagraram nesta quarta-feira o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela, a ser celebrado a partir do ano que vem. A data corresponde ao aniversário do ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz.

“Nelson Mandela é um ícone internacional e um exemplo de esperança para todos os oprimidos e marginalizados em todo o mundo”, declarou o embaixador da África do Sul ante a ONU, Baso Sangqu.

A resolução visa a recompensar Mandela por toda sua vida dedicada a causas defendidas pela ONU, como resoluções dos conflitos, as relações inter-raciais, a promoção dos direitos humanos, a reconciliação e a igualdade dos sexos.

Conforme um comunicado divulgado em Johannesburgo pela Fundação Nelson Mandela, a resolução foi aprovada nesta terça-feira por unanimidade e transforma o dia do aniversário do ex-presidente sul-africano em um “dia internacional do ativismo”.

“O Dia de Mandela é um dia internacional de ação humanitária para celebrar a vida de Mandela e a sua herança. Deve servir de catalisador para que todas e cada uma das pessoas compreendam que elas têm a capacidade de mudar o mundo com sua ação”, afirma a nota. “Está em nossas mãos criar um mundo melhor”, afirma a fundação, ao citar Mandela, enquanto agradece ao governo da África do Sul seus esforços para tornar possível esta resolução internacional.

Mandela, diz a nota, “passou 67 anos de sua vida se dedicando ativamente a promover e conseguir a mudança social” e, por isso, a fundação pede que, no Dia de Mandela, “as pessoas dediquem simbolicamente pelo menos 67 minutos de seu tempo para servir suas comunidades em qualquer coisa que quiserem”.

 

+ sobre o tema

Hoje na História, 27 de maio de 1963, o líder pró-independência e ex-prisioneiro Jomo Kenyatta é eleito primeiro-ministro do Quênia

Jomo Kenyatta Presidente do Quênia de 1964 a 1978 20-10-1891, Ichaweri 22-8-1978, Mombaça Do...

Com Robinho, Manchester City encontra Nelson Mandela na África

Robinho se apresentou ao Manchester City a tempo de...

Família Mandela construirá museu no povoado natal do ex-presidente

O Conselho tradicional de Mvezo, localidade onde nasceu o...

Nzinga Mbandi encanta estudantes brasileiros

Agora como um novo pseudo-retrato do pintor francês, Henri...

para lembrar

Hoje na História, 5 de Dezembro de 2013, morria Nelson Mandela

Um ano depois da morte de Nelson Mandela, nesta...

Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão “Parabéns a você” a Mandela por seus 93 anos

Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão "Parabéns...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

Campeão de golfe sul-africano homenageia Mandela

Cidade do Cabo - O sul-africano Ernie Els, campeão...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=