ONU declara 18 de julho como Dia Internacional de Nelson Mandela

Enviado por / FonteDa Folha de S. Paulo

Os 192 Estados-membros da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) consagraram nesta quarta-feira o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela, a ser celebrado a partir do ano que vem. A data corresponde ao aniversário do ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz.

“Nelson Mandela é um ícone internacional e um exemplo de esperança para todos os oprimidos e marginalizados em todo o mundo”, declarou o embaixador da África do Sul ante a ONU, Baso Sangqu.

A resolução visa a recompensar Mandela por toda sua vida dedicada a causas defendidas pela ONU, como resoluções dos conflitos, as relações inter-raciais, a promoção dos direitos humanos, a reconciliação e a igualdade dos sexos.

Conforme um comunicado divulgado em Johannesburgo pela Fundação Nelson Mandela, a resolução foi aprovada nesta terça-feira por unanimidade e transforma o dia do aniversário do ex-presidente sul-africano em um “dia internacional do ativismo”.

“O Dia de Mandela é um dia internacional de ação humanitária para celebrar a vida de Mandela e a sua herança. Deve servir de catalisador para que todas e cada uma das pessoas compreendam que elas têm a capacidade de mudar o mundo com sua ação”, afirma a nota. “Está em nossas mãos criar um mundo melhor”, afirma a fundação, ao citar Mandela, enquanto agradece ao governo da África do Sul seus esforços para tornar possível esta resolução internacional.

Mandela, diz a nota, “passou 67 anos de sua vida se dedicando ativamente a promover e conseguir a mudança social” e, por isso, a fundação pede que, no Dia de Mandela, “as pessoas dediquem simbolicamente pelo menos 67 minutos de seu tempo para servir suas comunidades em qualquer coisa que quiserem”.

 

+ sobre o tema

Ancestralidade: Agô meus Pretos Velhos

Durante o período escravocrata da história brasileira, os escravos domésticos...

Lançamento de Gosto de Amora, de Mário Medeiros

A Editora Malê convida para o lançamento do livro...

Astro da NBA pagará faculdade para mais de mil crianças

Astro da NBA pagará faculdade para mais de mil...

para lembrar

Músico de Brasília toca na rua com Stevie Wonder; veja o vídeo

O músico americano Stevie Wonder tocou gaita na tarde...

TELA PRETA nos encanta com uma vinheta para 2019. Muito Axé!

TELA PRETA nos encanta com uma vinheta para 2019....

Virada da Consciência Negra celebra a resistência com muita arte e cultura em SP

Evento conta com atrações musicais, artísticas e esportivas em...

Literatura e ideologia: uma entrevista com Alice Walker

  Gostaria de dizer que planejamos tudo desde...
spot_imgspot_img

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...
-+=