ONU reconhece luta de Cuba contra o racismo

Organismos das Nações Unidas reconheceram hoje aqui os avanços na luta contra a discriminação racial em Cuba, graças a uma política estatal dirigida a beneficiar todos os setores da sociedade.

Em declarações à Prensa Latina, o representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas, Rolando García, destacou que os avanços do país constituem um exemplo para o mundo e atualmente Cuba está à frente na América Latina no que se refere à igualdade de oportunidades a seus cidadãos.

Estes avanços correspondem-se com as políticas de participação cidadã e inclusivas, promovidas pela direção da nação empenhada agora em consolidar esse propósito, disse García, que participa do seminário “Cuba e os povos afrodescendentes na América”.

No caso de Cuba, podemos dizer que resolveu os principais problemas de discriminação e conseguiu incorporar em grande parte os afrodescendentes à sociedade, assinalou García na sede do Instituto Cubano de Investigação Cultural Juan Marinello desta capital.

Há 60 anos -recordou García- foi promulgada a Declaração de Direitos Humanos, um documento que chama a respeitar a liberdade e a dignidade dos homens.

Após esse tempo decorrido -lamentou o representante- persiste esse flagelo no mundo.

No próximo dia 31 outubro -anunciou García- o planeta Terra terá sete bilhões de habitantes e deles 150 milhões são afrodescendentes na América Latina.

Cerca de 30 por cento dessas pessoas são mulheres que engrossam os maiores índices de pobreza, de gravidez na adolescência e doenças de sexual transmissíveis, detalhou.

Juan José Ortiz, representante em Cuba do Fundo das Nações Unidas para a Infância, destacou que das milhares de crianças afrodescendentes na região afetados pela pobreza e todos seus efeitos secundários, nenhum é cubano, graças à vontade política do governo.

Sublinhou que Cuba e Noruega são os países com mais baixa taxa de mortalidade infantil no mundo, mas é impressionante, disse o funcionário, que a maior das Antilhas conseguiu estes resultados sem contar com o desenvolvimento e as riquezas desse país europeu.

A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas aqui, Bárbara Pesce, disse que Cuba é um exemplo de luta em matéria de discriminação racial.

Este Ano Internacional dos Afrodescendentes -indicou Pesce- leva-nos a fazer uma parada no caminho, analisar e traçar uma estratégia para resolver este problema que afeta a América Latina e outras partes o mundo.

O papel das identidades culturais nos meios de difusão em massa de comunicação e seu impacto na criação do novo paradigma de igualdade racial centrará os debates nesta quinta-feira no penúltimo dia de trabalho da reunião acadêmica.

Fonte: Prensa Latina

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=