Orquestra Afrosinfonica convida Vozes Negras

O Espaço Cultural da Barroquinha contempla um extenso histórico em fomentar arte, desde a sua criação em 2009. Diversos artistas e projetos já ecoaram nas históricas paredes barrocas do que já foi a Igreja e um terreiro de candomblé. No último dia 08 de maio, o espaço, que estava fechado para reformas, reabriu as suas portas com muita comemoração e  alegria da classe artística e do público presente. Para ratificar a dinamização desse importante equipamento cultural para Salvador, a Fundação Gregório de Matos e a Orquestra Afrosinfônica apresentam o projeto Vozes Negras, que convida representativas e belas vozes da música negra, para dividir palco com a Orquestra.Para o dia 16.05, a Afrosinfônica integra a musicalidade da cantora Mariella Santiago, que entoará composições sua rearranjadas para orquestra e levará uma surpresa de possibilidade às suas composições com nova roupagem.

Dia 22.05 é a vez de Marcia Short, que promete promover um momento de homenagem à Angela Maria, do trabalho em que a interpreta, Sapoti, além de clássicos que ficaram eternizados na sua voz.

A sutileza e força de Inaicyra terá vez no dia 23.05, onde a cantora diz que irá surpreender a platéia interpretando músicas diferentes das que o público está acostumado a vê-la cantar.

Todas essas músicas rearranjadas pelo maestro Ubiratan Marques e executadas pela Orquestra Afrosinfônica, que também, tocará os seus clássicos como Omadê Omulilo e Antakarana.

Será a primeira edição do projeto, que leva, novamente, movimento de arte para uma casa tão importante para a disseminação da cultura negra.

Mariella Santiago

A carinhosamente chamada Diva, Mariella Santiago, vem de uma família de músicos iniciada por seu pai, o compositor Messias Santiago. Artista autoral, a cantora é conhecida por sua autenticidade na presença de palco e suas composições influenciadas pela música do mundo, passando pelo Jazz, MPB, Bossa, entre outros.

Marcia Short

Uma das vozes mais conhecidas da música baiana, Marcia Short se popularizou a partir do estilo axé music. Após alguns anos, passou a mesclar o seu repertório com outros estilos da música brasileira e assinou grandes homenagens como às cantoras Elza Soares e Angela Maria.

Inaicyra

A cantora lírica Inaicyra Falcão que gravou o CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Yoruba. Obra cujo conteúdo  vem contribuindo no aprofundamento da  reflexão do trabalho do artista cênico, o qual ancora-se na dinâmica de uma cultura tradicional e contemporânea.

Orquestra Afrosinfônica

A Orquestra Afrosinfônica nasceu da ideia coletiva de unir as heranças culturais e musicais estabelecidas entre orquestras, filarmônicas e música popular. Com o diferencial de um naipe permanente de cantoras, leva em sua concepção a universalidade da música erudita e o alcance da música popular. Sob a regência do maestro Ubiratan Marques, professor-fundador do Núcleo Moderno de Música, a Orquestra Afro Sinfônica tem em sua natureza um caráter didático, estimulando a aproximação entre o público e os fundamentos musicais de uma orquestra – as composições, instrumentos e sua formação ímpar.

Ao romper com o formato europeu de orquestras, a Afrosinfônica tornou-se, desde sua fundação em 2008, uma orquestra genuinamente brasileira, baiana, fazendo uma fusão entre a cultura africana existente na Bahia e na própria África, porém buscando a personalidade regional, promovendo novas tendências e novos repertórios. O resultado é a união entre o peso e as nuances sinfônicas e a personalidade particular dos arranjos africanos.

SERVIÇO

O QUÊ: ORQUESTRA AFROSINFÔNICA CONVIDA VOZES NEGRAS

QUANDO: 16.05, 22.05 E 23.05

COM QUEM: MARIELLA SANTIAGO, MARCIA SHORT E INAICYRA

ONDE: ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA

HORA: 19H

ENTRADA: GRATUITA

INFORMAÇÕES: (71) 9341-5543 / [email protected]

 

 

Contato  (71) 9341-5543 / [email protected]
Valor GrátisCom a cantora Mariella Santiago.
Localização  Espaço Cultural da Barroquinha
Praça Castro Alves 

 

Fonte: Aldeia Nago

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Marian Anderson

Foto de Marian Anderson, de autoria de Carl Van...

Maria d’Apparecida cantora lírica brasileira ganha biografia

A história de Maria d’Apparecida tinha tudo para se...

Mattiwilda Dobbs

Mattiwilda Dobbs nasceu em 11 de julho de 1925...

Cantora lírica Maria D’Apparecida é interpretada por Dione Carlos em espetáculo online

Livremente inspirado na saga da cantora lírica carioca Maria...
spot_imgspot_img

Cantora lírica Maria D’Apparecida é interpretada por Dione Carlos em espetáculo online

Livremente inspirado na saga da cantora lírica carioca Maria d'Apparecida, o filme-espetáculo Maria d'Apparecida: Luz Negra estreia no dia 11 de agosto nas redes...

Maria d’Apparecida cantora lírica brasileira ganha biografia

A história de Maria d’Apparecida tinha tudo para se transformar em livro. Nascida em São Paulo e criada no Rio de Janeiro, dona de uma...

A mezzo soprano Josy Santos, é uma das artistas do 4º festival Música em Trancoso

A mezzo soprano Josy Santos, uma das grandes artistas do 4º festival Música em Trancoso. Criada na cidade litorânea paulista de Caraguatatuba, a baiana Josy Santos, de...
-+=