Programa Nossa África debate a influência africana na cultura amazônica em 22 e 23 de maio

A presença africana no Amazonas será apresentada durante a programação do Dia da África, em 22 e 23 de maio, na Ufam. Esse evento é uma iniciativa dos alunos africanos que estudam na Ufam e está inserido na proposta do ‘Programa Nossa África’, do qual o professor Hideraldo Costa é coordenador.

“Trata-se de uma programação em que diversas falas e acontecimentos estão integrados para buscar a dimensão da influência cultural africana por meio da música, da dança e da culinária”, explicou o professor. No primeiro momento haverá uma apresentação institucional e como a Ufam integra o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Na manhã do dia 22, o professor Naziano Filizola Júnior fará a exposição ‘Os alunos africanos e o PEC-G-Ufam’. Em seguida o continente africano será apresentado, em especial os países de origem dos alunos participantes do Programa.

Na tarde do dia 22, a conferência de abertura, intitulada ‘A influência do modernismo brasileiro na construção da identidade literária dos países africanos de língua portuguesa, será proferida pelo professor José Benedito dos Santos. Além de exposições orais, serão realizadas mostras de cinema sobre o continente africano e peças teatrais encenadas pelos alunos integrantes do PEC-G.

O pró-reitor de Extensão e Interiorização, professor Frederico Arruda, será o responsável pela palestra ‘Os caminhos invisíveis entre o Velho e Novo Mundo’ na tarde do dia 22. No segundo dia de evento, os sons da África serão apresentados aos convidados durante a acolhida; em seguida, a professora Renilda Costa de Liz proferirá a palestra ‘A construção da identidade nacional brasileira: interface com a constituição da identidade étnico/racial dos sujeitos’.

Na tarde do segundo dia de evento, serão priorizadas manifestações da cultura africana por meio do quadro ‘Amazônia é África’, com exposição de música, dança e desfile de trajes daquele continente. A intervenção ‘A África pelos poetas africanos’ será o olhar sobre a produção literária, enquanto ‘Aproximações: a culinária africana feita na Amazônia’ revelará as experiências dos estudantes do PEC-G com elementos desta região para substituir ingredientes originais. “É sobre como eles diminuem a distância entre os continentes na culinária e improvisando”, ressaltou o professor Hideraldo.

Sobre o Programa Nossa África

O Programa é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti), institucionalizado pela Decisão 10 de 22 de novembro de 2013 da Câmara de Extensão e Interiorização, pretende ser um lugar de encontro e de troca de experiências entre especialistas, acadêmicos e interessados nos estudos e na cultura africana.

Para viabilizar esta proposta, o Programa Nossa África pretende criar as condições para que essas diferentes sociedades sejam conhecidas, sobretudo aquelas de regiões que mais tarde entraram em contato com os europeus e acabaram tornando-se regiões fornecedoras de escravos para o Brasil.

Fonte: UFAM 

+ sobre o tema

Afro-Cubanos

O termo afro-cubano se refere a cubanos de ancestralidade...

‘As mulheres são criadas para achar que o casamento é muito importante’ diz Chimamanda Adichie

Escritora aclamada pela crítica internacional, a nigeriana pertence ao...

Obama envia tropas para resgatar meninas da Nigéria

Presidente dos Estados Unidos anunciou o envio de 80...

Pourquoi il n’y a presque pas de Brésiliens noirs dans les stades du Mondial

Grégoire Fleurot Le clip officiel de la Coupe du monde diffusé en...

para lembrar

Escola paraibana é premiada por valorizar a cultura africana Paraíba

Escola paraibana é premiada por valorizar a cultura africana...

Conheça a rota das tradições e cultura africana no Brasil

Foi na Serra da Barriga, antiga capitania de Pernambuco,...

Primeiro curso de formação em Comunicação Alternativa e Produção de Conteúdo de África Contemporânea

Jornalistas, escritores e aspirantes apaixonados por África: O Afreaka...

Irmãs sergipanas fazem sucesso com grife inspirada na cultura africana

Confira a primeira reportagem da série Made in Sergipe Por...
spot_imgspot_img

Pesquisa inédita mostra engajamento das secretarias de Educação com aplicação da Lei 10.639

A pesquisa “Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira” foi lançada nesta terça-feira (18) por...

Comitiva brasileira viaja à Nigéria para participar do OLOJO

Estreitar laços e promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Nigéria tem sido o maior objetivo de Sua Majestade OOni de Ifé, Ojaja II....

Hoje na história: Dia da África celebra cultura e história do continente

Uma das principais raízes brasileiras ganha destaque nesta semana com uma programação intercultural que celebra o Dia da África. O evento promovido pela Associação...
-+=