Os “Escritos de Marilena Chaui” será publicada em nove volumes

Os “Escritos de Marilena Chaui” começam agora a ser publicados, em nove volumes, pela Autêntica Editora e Fundação Perseu Abramo.

Marilena é provavelmente a filósofa mais lida no país: “O que é Ideologia?” (1980), hoje na 42ª edição, vendeu mais de 100 mil exemplares; “Cultura e Democracia” (1981) está na 11ª edição; e “Convite à Filosofia” (1994), na 14ª.

Talvez esse sucesso esteja ligado à sua disposição de debater “questões atuais”, como dizia um elogioso perfil que a revista “Veja” publicou sobre ela em 1981: “Na verdade digo o que as pessoas já sabem, com a diferença de localizar as questões em lugares que elas não suspeitariam”.

“Contra a Servidão Voluntária” reúne os trabalhos de Marilena sobre Etienne de La Boétie (1530-1575). Os três primeiros ensaios são de 1982, ano em que o partido que dava sustentação à ditadura elegeu as maiores bancadas no Congresso. Por que razão tantas pessoas apoiavam um governo autoritário? Ou, como indagava La Boétie: “Como se enraizou tão antes essa obstinada vontade de servir?”

Para ele, o poder não se assenta no medo do opressor, mas no desejo do oprimido: o tirano é a expressão de sociedade extremamente desigual, na qual cada um procura tiranizar o outro. A rigor, escreve Marilena, “dá-se tudo ao soberano na esperança de converter-se em soberano também: vontade de servir é o nome da vontade de dominar”.

Contudo, se o fundamento da dominação não é a força do governante, mas a desunião dos governados, o remédio não é o ataque ao Estado, e sim a extirpação da vontade de poder que emana da sociedade civil. Por isso o texto de La Boétie não é um manual de guerrilha, mas um discurso crítico –um antidiscurso.

Marilena rejeita a tese de que o discurso ideológico pode ser combatido “a partir de fora” por um discurso científico: para ela, a ideologia precisa ser destruída “por dentro” por um “contradiscurso”.

Com esse conceito, ela encontrou uma formulação teórica para a inflexão prática da esquerda brasileira a partir de 1974: perdida a ilusão de que a ditadura poderia ser derrubada “a partir de fora” na arena militar, restou à oposição a missão de combater o regime “por dentro”, derrotando-o na arena eleitoral.

Já em “Manifestações Ideológicas do Autoritarismo Brasileiro”, Marilena argumenta que a ideologia é um discurso cheio de espaços em branco: são as lacunas que permitem a ocultação das contradições sociais e a construção de uma identidade imaginária centrada no Estado.

Como tal identidade fixa se choca com o dinamismo das sociedades modernas, a ideologia tenta petrificar o tempo usando categorias como “progresso” e “desenvolvimento”, que visam submeter a história a um roteiro predefinido pela origem ou pelo fim.

Marilena questiona a objetividade da ciência e afirma que a exterioridade entre sujeito e objeto “é sempre o ponto de vista do poder”: o “olhar de sobrevoo do observador impessoal” é a figura do saber como ato de dominação.

CONTRA A SERVIDÃO VOLUNTÁRIA
AUTORA Marilena Chaui
EDITORA Autêntica/Perseu Abramo
QUANTO R$ 37 (208 págs.)
AVALIAÇÃO bom

MANIFESTAÇÕES IDEOLÓGICAS DO AUTORITARISMO BRASILEIRO
AUTORA Marilena Chaui
EDITORA Autêntica/Perseu Abramo
QUANTO R$ 43 (296 págs.)
AVALIAÇÃO bom

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

5 coisas que você deve saber antes de considerar ir morar no exterior

Outro dia compartilhei um texto no Facebook no qual...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Aula magna de Marilena Chauí desvenda “Universidade Operacional”

Esquema de transição conduzido pela oligarquia resultou na escolha...

Marilena Chaui: Pela responsabilidade intelectual e política

Não seria possível não ouvir Marilena Chaui a respeito...

Marilena Chauí se diz estarrecida e propõe estudo de caso sobre reeleição de Alckmin

Filósofa pede que acadêmicos se reúnam para tentar encontrar...

Brasil vive ‘revolução social’, diz Marilena Chauí

Em lançamento de livro sobre os dez anos de...

Lista: as seis mulheres reunidas na série ‘Filósofas brasileiras’

No imaginário popular, não é raro que a primeira imagem associada a um filósofo seja a de um homem branco de barbas brancas, com...

Lista: as seis mulheres reunidas na série ‘Filósofas brasileiras’

No imaginário popular, não é raro que a primeira imagem associada a um filósofo seja a de um homem branco de barbas brancas, com...

Uma pitada de lógica clássica

Comentário sobre o documento dos serviços ditos “de inteligência” do Ministério da Justiça e Segurança Pública Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Sócrates é mortal. Este...
-+=