Outras Impressões da Terça Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva

Desconheço todas as dores do mundo, mas algumas dores minhas, conheço. A primeira que tenho lembrança foi uma dor de dente insuportável que tive na adolescência e me valeu a primeira ida ao dentista para uma obturação. Até hoje me recordo do ruído daquele motorzinho.

Outra dolorosa situação deu-se em 2008, quando fui acometido pelo pinçamento do nervo ciático, que me custou quinze dias de molho e uma semana de dor inesquecível. Na época consultei ortopedista e fui alertado que tenho uma pequena protrusão discal posterior que, dependendo das circunstâncias, que causa incômodo mas, felizmente, não é uma hérnia de disco e nem há necessidade de cirurgia.

Depois da crise, como tratamento preventivo, fiz RPG, perdi peso, faço alongamento sempre que me lembro, mas esse tipo de enfermidade tem lá a sua própria lógica e, de vez em quando, me revisita.

Como a coluna é o eixo do corpo, o seu equilíbrio é fundamental para o bem viver. E como viver não é simples, quando a vida manifesta algum desequilíbrio, a danada dor da coluna se faz presente, na sua expressão mais notável, que exige ação imediata.

Nos últimos quarenta dias e em situações distintas, a dor da coluna se manifestou em mim. Agi rápido com os medicamentos mais indicados e sessões extras de acupuntura. A dor chegou sem avisar, mas a sua partida é lenta e no seu tempo.

Adaptei-me ao ritmo dela sem deixar de fazer o que precisava. Hoje ela quase disse adeus. Os seus ensinamentos foram incorporados, para que outro episódio não me acometa nos próximos cinquenta anos. Além disso, tomarei os cuidados preventivos. Uns são relativamente fáceis. Contudo, outros exigirão diferentes transformações: algumas mais simples e outras nem tanto. E assim é a vida. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=