Outras Impressões da Terça Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva

Desconheço todas as dores do mundo, mas algumas dores minhas, conheço. A primeira que tenho lembrança foi uma dor de dente insuportável que tive na adolescência e me valeu a primeira ida ao dentista para uma obturação. Até hoje me recordo do ruído daquele motorzinho.

Outra dolorosa situação deu-se em 2008, quando fui acometido pelo pinçamento do nervo ciático, que me custou quinze dias de molho e uma semana de dor inesquecível. Na época consultei ortopedista e fui alertado que tenho uma pequena protrusão discal posterior que, dependendo das circunstâncias, que causa incômodo mas, felizmente, não é uma hérnia de disco e nem há necessidade de cirurgia.

Depois da crise, como tratamento preventivo, fiz RPG, perdi peso, faço alongamento sempre que me lembro, mas esse tipo de enfermidade tem lá a sua própria lógica e, de vez em quando, me revisita.

Como a coluna é o eixo do corpo, o seu equilíbrio é fundamental para o bem viver. E como viver não é simples, quando a vida manifesta algum desequilíbrio, a danada dor da coluna se faz presente, na sua expressão mais notável, que exige ação imediata.

Nos últimos quarenta dias e em situações distintas, a dor da coluna se manifestou em mim. Agi rápido com os medicamentos mais indicados e sessões extras de acupuntura. A dor chegou sem avisar, mas a sua partida é lenta e no seu tempo.

Adaptei-me ao ritmo dela sem deixar de fazer o que precisava. Hoje ela quase disse adeus. Os seus ensinamentos foram incorporados, para que outro episódio não me acometa nos próximos cinquenta anos. Além disso, tomarei os cuidados preventivos. Uns são relativamente fáceis. Contudo, outros exigirão diferentes transformações: algumas mais simples e outras nem tanto. E assim é a vida. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Filho de ficha suja eleito após manobra toma posse como prefeito de Paulínia

A Justiça Eleitoral de São Paulo diplomará nesta...

Azeite de dendê: como produção do óleo está destruindo uma das últimas florestas tropicais da Ásia

Uma gigante sul-coreana produtora de óleo de palma, extraído...

Lula chora e responde Ciro Gomes

Acusado na semana passada por Ciro Gomes de estar...

Os bilhões da Copa do Mundo: por que o pessoal do contra entendeu tudo errado

por : Kiko Nogueira O jornalista Nathaniel Parish Flannery, colaborador...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=