Outubro Negro: traçando saberes, cuidados e ativismos negros. Confira a programação!

Enviado por / FonteDe FSP USP

Outubro Negro é um ciclo de eventos organizado pelo Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus e o Departamento Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP, com o intuito de discutir as condições de vida e saúde da população negra e os efeitos do racismo e a luta antirracista no Brasil.

Nesta edição o foco será voltado aos saberes, cuidados e ativismos negros, com uma homenagem a Sueli Carneiro, filósofa e ativista antirracismo. Todas as atividades serão presenciais, gratuitas, abertas a qualquer pessoa interessada e sem necessidade de inscrição prévia. Os links para participação com certificados estão abaixo.

Confira a programação:

3/10 (segunda-feira) – Auditório Paula Souza – (FSP-USP)

  • 17h30 às 18h30 – Apresentação artística de abertura: Sarau Jongado
    Com Comunidade Cultural Quilombaque
  • 19h às 21h – Raça, classe e território: questões para a saúde mental
    Com Carlos Vinícius Gomes de Melo (pós-doutorando do Instituto de Psicologia da USP), Estefânia Ventura (enfermeira do Coletivo Kilombrasa, voltado para a luta antirracista nas práticas do SUS) e mediação de integrantes do Coletivo Carolina Maria de Jesus.

Inscrição com certificado.

13/10 (quinta-feira) – Centro Universitário Maria Antonia

  • 17h30 às 20h30 – Minicurso Decolonizando a pesquisa acadêmica: uma perspectiva negra e interseccional. Com base nas contribuições de Conceição Evaristo, Carolina de Jesus, Patricia Hill Collins, Carla Akotirene, Audre Lorde e Grada Kilomba serão abordadas estratégias que ajudam a enegrecer a escrita e a produção de conhecimento.

Com Sulamita Rosa, pedagoga, mestra em educação e doutoranda pela Faculdade de Educação da USP na área de Educação e Ciências Sociais. Foi apoiada como liderança negra pelo pelo Fundo Baobá e faz parte da Rede de líderes da Fundação Lemann. Pesquisadora das temáticas relações étnico-raciais e de gênero na educação.

Inscrição com certificado.

17/10 (segunda-feira) – Auditório Paula Souza (FSP-USP)

  • 19h às 21h – Palestra Epistemologia de terreiro

Um giro epistemológico para compreender o terreiro como um espaço de religiosidade, mas também de educação, saúde, produção e difusão de saberes ancestrais de matriz africana que reafirmam a existência de corpos e memórias pretas. Com Sidnei Nogueira, doutor em Semiótica e Linguística Geral pela USP, babalorixá e pensador preto decolonial.

Inscrição com certificado.

20/10 (quinta-feira) – Centro Universitário Maria Antonia

  • 19h às 21h – Roda de conversa Estéticas e imaginários pretos: artes, políticas e saúde.

A roda gira em torno de vasta pesquisa sobre ancestralidade, cultura e cotidiano negro. Busca pensar o que é estético e o que é político nas artes, assim como provocar relações entre loucura, encarceramento e artistas pretas e pretos. Com Allan da Rosa, escritor, pedagogo, editor e angoleiro. Licenciado em História, mestre e doutor em Educação pela USP. Atua na formação de professores e educação de jovens e adultos, com ênfase em cultura afro-brasileira, movimentos políticos e culturais periféricos e diásporas africanas pela América Latina.

Inscrição com certificado

24/10 (segunda-feira) – Auditório Paula Souza

  • 19h às 21h – Roda preta: Intelectualidade e ativismo de Sueli Carneiro.

O Coletivo Carolina Maria de Jesus promove uma roda de entrevistas com Sueli Carneiro, filósofa, doutora em Educação pela USP, coordenadora executiva de Geledés – Instituto da Mulher Negra e referência fundamental na história do feminismo brasileiro.

Inscrição com certificado. 

O ciclo de palestras Outubro Negro corre anualmente desde 2018 com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão da FSP-USP e este ano estabeleceu parceria também com o Centro Universitário Maria Antonia da USP.

Para mais informações: [email protected]
Redes sociais: Instragram Facebook

+ sobre o tema

Matrículas das universidades federais caem pela primeira vez desde 1990

George Monteiro, de 20 anos, já tinha encaminhada sua...

Enem 2023 será aplicado em 5 e 12 de novembro; veja datas de inscrição

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será aplicado em...

MEC publica portaria que suspende cronograma do novo ensino médio por 60 dias

O MEC (Ministério da Educação) publicou na madrugada desta quarta-feira (5),...

para lembrar

Quando Brooks e Hooks encontram Balduíno, por Eliana Alves Cruz

O titulo deste texto pode parecer uma loucura, pois...

Jamais os brancos pensariam situações que emergem das percepções dos negros

Não terceirizamos as vozes negras!   “Ninguém pode me ensinar quem...

Racismo no sistema de Justiça

Apreciar o funcionamento do sistema judiciário e do sistema...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

“Avalio de forma positiva a presença de mulheres negras em conferências da ONU”, diz Rafaela Seixas

A diplomata Rafaela Seixas é uma das convidadas de Geledés para o evento 'Estratégias para o Empoderamento Econômico da Mulher Negra', que acontece nesta...
-+=