Oxfam Brasil contrata Coordenador(a) de Engajamento Público

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A Oxfam Brasil promove o combate à discriminação de raça e gênero e quer ampliar a presença de pessoas negras e de outras etnias, mulheres e LGBTQIA+ na sua equipe. Incentivamos, fortemente, a candidatura dessas pessoas a esta vaga.

IPO Instituto apoia a Oxfam nesta contratação 

Sobre a Oxfam Brasil 

A Oxfam Brasil (OBR) é uma organização da sociedade civil brasileira fundada em 2014  e tem como missão contribuir para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e  solidário que enfrente as causas da pobreza, injustiça social e das desigualdades.  Trabalha com programas, pesquisa, incidência política e campanhas públicas. Sua  atuação está baseada em evidências, na produção de dados confiáveis e na realidade  da vida das pessoas mais afetadas pelas desigualdades, situações de vulnerabilidade e  pobreza e injustiças sociais. Para manter e ampliar seu trabalho, a OBR utiliza seus  programas, pesquisas e campanhas de maneira estratégica para sensibilizar e convencer  seus alvos e mobilizar apoiadores, mídia, tomadores de decisão e a sociedade em geral.  A Oxfam Brasil é membro da confederação Oxfam, composta por 21 organizações  nacionais independentes que atuam conjuntamente para a construção de um mundo  mais justo e sustentável, trabalhando em cerca de 70 países com milhares de parceiros  e aliados, apoiando comunidades para construir uma vida melhor para si mesmas,  aumentar a resiliência e proteger vidas e meios de subsistência também em tempos de  crise.  

Objetivo Geral da Área Temática 

A área Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos (Mococa) tem o desafio de  fortalecer a marca Oxfam Brasil no país, posicionando a organização publicamente como  referência no tema do enfrentamento às desigualdades, injustiças sociais e pobreza.  Para alcançar esse objetivo, deve investir na consolidação e ampliação de uma base de  apoiadores, financiadores, voluntários e ativistas, bem como na construção de  relacionamento junto a formadores de opinião e influenciadores. A atuação de Mococa  deve estar alinhada com a área de Programas, Incidência e Campanhas no objetivo de  buscar mudanças em políticas públicas e práticas para a construção de uma sociedade  mais justa e menos desigual.  

Como parte de uma confederação global, a Oxfam Brasil atua em rede com outras  regiões e países.  

Objetivo do Cargo 

Responder pela elaboração e implementação das estratégias de engajamento público da  Oxfam Brasil, a fim de mobilizar cada vez mais pessoas para o enfrentamento às  desigualdades.  

Responder pelo desenvolvimento e implementação de narrativas, estratégias de  mobilização e engajamento público nos meios digitais e off-line, em conjunto com a  equipe de Comunicação Institucional e de Captação de Recursos e a área de Programas,  Incidência e Campanhas.  

Requerimentos para o posto

• Compromisso com os valores, a missão e os objetivos fundamentais da Oxfam  Brasil, incluindo uma abordagem baseada no respeito e promoção da diversidade  de raça/etnia, gênero e orientação sexual, dos direitos humanos e de princípios  feministas.  

• Formação superior em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Relações  Públicas ou outras relacionadas.  

• Experiência sólida na área de comunicação e engajamento público em  organizações da sociedade civil, sendo pelo menos 2 em cargos de gestão,  incluindo, trabalho com mídias digitais e relacionamento com influenciadores. 

• Experiência de trabalho com campanhas de mobilização online utilizando  ferramentas e mídias digitais.  

• Experiência em planejar, executar, monitorar e avaliar atividades nas redes e  mídias sociais. 

• Conhecimento sobre direitos de uso de imagem, direitos autorais e demais  legislações que envolvem proteção de dados e produção, veiculação de conteúdos  em meio impresso e digital. 

• Capacidade de análise do contexto do país, sensibilidade política e habilidade para  comunicar a mensagem de Oxfam Brasil, ao mesmo tempo protegendo a  reputação da organização e antecipando e gerenciando riscos. 

• Conhecimento avançado de ferramentas de comunicação digital, mídias sociais,  newsletters e blogs. 

Habilidades e Competências  

• Habilidade para responder efetivamente a mudanças em planos de trabalho,  operar em situações de pressão e priorizar demandas concomitantes.  

• Habilidade de edição, síntese de informações e edição de conteúdos em produtos  direcionados ao engajamento do grande público da instituição.  

• Habilidade para encontrar, absorver e priorizar informações oriundas de diferentes  fontes e fazer as conexões entre as oportunidades de engajamento e mídias  digitais.  

• Curiosidade, proatividade e empatia para manter a conexão com públicos diversos  (internos e externos).  

• Habilidade para agir de forma estratégica e criativa, inclusive frente à resolução  de problemas.  

• Conhecimento e experiência com uso de ferramentas de edição de texto, foto,  infografia, diagramação, áudio e vídeo, especificas de mídias sociais e com  recursos de.  

• Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.  

• Conhecimento do ambiente da internet no Brasil e de redes de ativistas digitais,  marco regulatório, entre outros temas relacionados ao uso da Internet.  

• Conhecimento do idioma inglês. 

• Conhecimento do idioma Espanhol (desejável).  

Atributos Essenciais

• Ser sensível às diferenças culturais, raciais e gênero e estar comprometido(a) em  promover a igualdade de oportunidades. 

• Capacidade de demonstrar compromisso com os direitos das mulheres, ao  enfrentamento ao racismo e à LGBTQIA+fobia para todos os aspectos do trabalho. 

• Compromisso com as políticas de proteção da Oxfam Brasil para garantir que todas  as pessoas com as quais se relacione interna e externamente estejam o mais  seguras possível.


COMO APLICAR

• As inscrições devem ser feitas até o dia 11/05/2022 e somente serão aceitas  via site do IPO Instituto (www.ipoinstituto.com.br).  

• Acesse o link a seguir para conferir outros detalhes do posto e faça sua aplicação:  https://ipoinstituto.peoplenect.com/ats/external_applicant/?page=view_jobs_de tails&job_id=1281 

Cadastre seu CV e anexe uma carta de apresentação em português (no  máximo com 350 palavras), explicando porque você quer trabalhar na Oxfam  Brasil e quais características você possui e destacaria, à luz das responsabilidades  do cargo. Informe também o salário atual ou último e a pretensão salarial para  o posto.  

Inscrições que não atendam os requisitos acima não serão aceitas.

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