Oxfam Brasil contrata Coordenador(a) de Engajamento Público

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

A Oxfam Brasil promove o combate à discriminação de raça e gênero e quer ampliar a presença de pessoas negras e de outras etnias, mulheres e LGBTQIA+ na sua equipe. Incentivamos, fortemente, a candidatura dessas pessoas a esta vaga.

IPO Instituto apoia a Oxfam nesta contratação 

Sobre a Oxfam Brasil 

A Oxfam Brasil (OBR) é uma organização da sociedade civil brasileira fundada em 2014  e tem como missão contribuir para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e  solidário que enfrente as causas da pobreza, injustiça social e das desigualdades.  Trabalha com programas, pesquisa, incidência política e campanhas públicas. Sua  atuação está baseada em evidências, na produção de dados confiáveis e na realidade  da vida das pessoas mais afetadas pelas desigualdades, situações de vulnerabilidade e  pobreza e injustiças sociais. Para manter e ampliar seu trabalho, a OBR utiliza seus  programas, pesquisas e campanhas de maneira estratégica para sensibilizar e convencer  seus alvos e mobilizar apoiadores, mídia, tomadores de decisão e a sociedade em geral.  A Oxfam Brasil é membro da confederação Oxfam, composta por 21 organizações  nacionais independentes que atuam conjuntamente para a construção de um mundo  mais justo e sustentável, trabalhando em cerca de 70 países com milhares de parceiros  e aliados, apoiando comunidades para construir uma vida melhor para si mesmas,  aumentar a resiliência e proteger vidas e meios de subsistência também em tempos de  crise.  

Objetivo Geral da Área Temática 

A área Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos (Mococa) tem o desafio de  fortalecer a marca Oxfam Brasil no país, posicionando a organização publicamente como  referência no tema do enfrentamento às desigualdades, injustiças sociais e pobreza.  Para alcançar esse objetivo, deve investir na consolidação e ampliação de uma base de  apoiadores, financiadores, voluntários e ativistas, bem como na construção de  relacionamento junto a formadores de opinião e influenciadores. A atuação de Mococa  deve estar alinhada com a área de Programas, Incidência e Campanhas no objetivo de  buscar mudanças em políticas públicas e práticas para a construção de uma sociedade  mais justa e menos desigual.  

Como parte de uma confederação global, a Oxfam Brasil atua em rede com outras  regiões e países.  

Objetivo do Cargo 

Responder pela elaboração e implementação das estratégias de engajamento público da  Oxfam Brasil, a fim de mobilizar cada vez mais pessoas para o enfrentamento às  desigualdades.  

Responder pelo desenvolvimento e implementação de narrativas, estratégias de  mobilização e engajamento público nos meios digitais e off-line, em conjunto com a  equipe de Comunicação Institucional e de Captação de Recursos e a área de Programas,  Incidência e Campanhas.  

Requerimentos para o posto

• Compromisso com os valores, a missão e os objetivos fundamentais da Oxfam  Brasil, incluindo uma abordagem baseada no respeito e promoção da diversidade  de raça/etnia, gênero e orientação sexual, dos direitos humanos e de princípios  feministas.  

• Formação superior em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Relações  Públicas ou outras relacionadas.  

• Experiência sólida na área de comunicação e engajamento público em  organizações da sociedade civil, sendo pelo menos 2 em cargos de gestão,  incluindo, trabalho com mídias digitais e relacionamento com influenciadores. 

• Experiência de trabalho com campanhas de mobilização online utilizando  ferramentas e mídias digitais.  

• Experiência em planejar, executar, monitorar e avaliar atividades nas redes e  mídias sociais. 

• Conhecimento sobre direitos de uso de imagem, direitos autorais e demais  legislações que envolvem proteção de dados e produção, veiculação de conteúdos  em meio impresso e digital. 

• Capacidade de análise do contexto do país, sensibilidade política e habilidade para  comunicar a mensagem de Oxfam Brasil, ao mesmo tempo protegendo a  reputação da organização e antecipando e gerenciando riscos. 

• Conhecimento avançado de ferramentas de comunicação digital, mídias sociais,  newsletters e blogs. 

Habilidades e Competências  

• Habilidade para responder efetivamente a mudanças em planos de trabalho,  operar em situações de pressão e priorizar demandas concomitantes.  

• Habilidade de edição, síntese de informações e edição de conteúdos em produtos  direcionados ao engajamento do grande público da instituição.  

• Habilidade para encontrar, absorver e priorizar informações oriundas de diferentes  fontes e fazer as conexões entre as oportunidades de engajamento e mídias  digitais.  

• Curiosidade, proatividade e empatia para manter a conexão com públicos diversos  (internos e externos).  

• Habilidade para agir de forma estratégica e criativa, inclusive frente à resolução  de problemas.  

• Conhecimento e experiência com uso de ferramentas de edição de texto, foto,  infografia, diagramação, áudio e vídeo, especificas de mídias sociais e com  recursos de.  

• Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.  

• Conhecimento do ambiente da internet no Brasil e de redes de ativistas digitais,  marco regulatório, entre outros temas relacionados ao uso da Internet.  

• Conhecimento do idioma inglês. 

• Conhecimento do idioma Espanhol (desejável).  

Atributos Essenciais

• Ser sensível às diferenças culturais, raciais e gênero e estar comprometido(a) em  promover a igualdade de oportunidades. 

• Capacidade de demonstrar compromisso com os direitos das mulheres, ao  enfrentamento ao racismo e à LGBTQIA+fobia para todos os aspectos do trabalho. 

• Compromisso com as políticas de proteção da Oxfam Brasil para garantir que todas  as pessoas com as quais se relacione interna e externamente estejam o mais  seguras possível.


COMO APLICAR

• As inscrições devem ser feitas até o dia 11/05/2022 e somente serão aceitas  via site do IPO Instituto (www.ipoinstituto.com.br).  

• Acesse o link a seguir para conferir outros detalhes do posto e faça sua aplicação:  https://ipoinstituto.peoplenect.com/ats/external_applicant/?page=view_jobs_de tails&job_id=1281 

Cadastre seu CV e anexe uma carta de apresentação em português (no  máximo com 350 palavras), explicando porque você quer trabalhar na Oxfam  Brasil e quais características você possui e destacaria, à luz das responsabilidades  do cargo. Informe também o salário atual ou último e a pretensão salarial para  o posto.  

Inscrições que não atendam os requisitos acima não serão aceitas.

+ sobre o tema

Racismo causa ansiedade e depressão em vítimas, diz pesquisa

Quem sofre racismo com frequência e em situações variadas...

Terceirização: 70% dos deputados que representam o estado de SP votaram a favor

Dos 60 parlamentares que foram à Câmara, 42 concordaram...

Evento reúne micro e pequenos empresários negros em SP

Seminário Brasil Afroempreendedor debaterá sustentabilidade econômica de micro e...

Confira lista de concursos e oportunidades

Fonte: G1 -   Verifique abaixo os concursos...

para lembrar

spot_imgspot_img

Viviana Santiago será a nova diretora executiva da Oxfam Brasil

Katia Maia deixará o posto de diretora executiva da Oxfam Brasil, no próximo dia 12 de abril, após 9 anos de trabalhos profícuos à...

Concurso Nacional Unificado abre inscrições hoje: veja edital, vagas, valor da taxa e blocos temáticos

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado começam hoje e vão até o dia 9 de fevereiro. Com salários iniciais que variam entre R$ 4 mil...

Governo libera editais do Enem dos Concursos

Os interessados em disputar uma vaga no funcionalismo público federal podem conferir os detalhes do Concurso Nacional Unificado. Os oito editais foram anunciados na tarde desta...
-+=