Pacientes abandonados – por Mônica Francisco

Ouvi uma frase que me chamou a atenção, primeiro por sair dos lábios de uma profissional de saúde, uma médica e, segundo, porque pela primeira vez não ouvi críticas ao paciente e ao sistema cruel de saúde pública. A médica afirmou que em muitos casos onde o paciente é acusado de desinteressar-se ou  abandonar um tratamento, na verdade é o contrário, ele é que é abandonado.

Há alguns meses ouvíamos críticas à “importação” de médicos pelo programa Mais Médicos do governo federal por parte dos próprios  médicos que, com passeatas e com ferozes pareceres em relação ao assunto.

Mas, o que mais me chamou  a atenção de fato neste episódio foi que em nenhum momento se ouvia a defesa dos pacientes, a  vontade de ver as pessoas sendo tratadas com a merecida dignidade por parte do sistema e de seus operadores diretos e indiretos.

De lá pra cá, alguns partos nas calçadas dos hospitais, ou melhor, na porta deles. Dois óbitos escandalosos também na porta de outros dois, e um óbito na porta de uma unidade de saúde. Pacientes que somem, outros que são operados sem nenhum pudor em locais completamente diferentes do local onde de fato seria necessária a intervenção, como no caso da senhora que precisava operar o lado esquerdo do cérebro e teve o direito operado.

Poderíamos listar um sem número de casos, mas a frase com a qual iniciei esta coluna é para mim uma das melhores nos últimos tempos. Ela define o que é o sistema de saúde pública no Brasil. Reflete o abandono, o descaso e o pior, o auge do processo de desumanização das populações mais vulneráveis.

Reflete o racismo institucionalizado e o recorte classista, evidenciado nas taxas de morte e erros médicos cometidos contar uma população em sua maioria não branca, negra, parda e pobre.

A profissional de saúde tem razão e muita, ao afirmar que se abandona um paciente e não o paciente é quem de fato abandona seu tratamento em um hospital ou uma unidade de saúde.

Ele é abandonado pelo preconceito, indiferença, frieza e descaso, por parte daqueles que juraram fazer tudo para salvar´lhe avida e curar-lhe as dores. Mas nem tudo está perdido, aprova é a própria profissional que cunhou a frase e que afirmou a necessidade de humanizar as relações entre médicos, profissionais de saúde em geral e pacientes.

Estes sim, tem o nome mais do que predestinado, pacientes!

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.

 

 

Fonte: Jornal do Brasil 

+ sobre o tema

Outubro Rosa: desafios na luta contra o câncer de mama em mulheres idosas

No cenário da campanha Outubro Rosa, que tem como...

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Dennis de Oliveira: O plebiscito, os médicos e a contradição entre Casa Grande e Senzala

A presidenta Dilma Rousseff buscou retomar a iniciativa política...

Promotoras Legais Populares do Geledés recebem netos de Nelson Mandela em atividade de prevenção a AIDS

   Por: Nilza Iraci Fotos: Renato Oliveira As Promotoras Legais Populares do...

para lembrar

Movimento Negro denuncia racismo da justiça catarinense contra mãe quilombola

Ação do Ministério Público de Santa Catarina fez com...

Porque ninguém fez nada pela doutora Valéria? Por Adriana Cecilio Marco dos Santos

Juizado Especial de Duque de Caxias, Rio de Janeiro,...

Desnudar a dor para vestir de justiça

O sonho de um dia sem racismo, entre tantas...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=