Pacto pelo Esporte 2021 debate o racismo: “Pouco se avança no combate à impunidade”

Enviado por / FonteGlobo Esporte

O Pacto pelo Esporte 2021 apresentou nesta quinta-feira a mesa de debate “Vidas negras importam: o racismo tem que parar”. Apresentado por Thiago Oliveira, o painel virtual contou com a participação de Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF, Diogo Silva, campeão pan-americano de taekwondo e membro da comissão de atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), e Flavia Oliveira, comentarista da Globo.

O primeiro tópico discutido pelos integrantes do painel foi a dificuldade que os atletas têm de se posicionar diante de temas sensíveis, como o racismo, por medo de sofrer revide.

– Historicamente há um processo de retaliação no Brasil aos atletas que se posicionam contrários às posições dos times e dos clubes. (…) Se uma questão disciplinar pode bloquear o salário de um atleta, imagina se ele começar a se articular, se posicionar e reivindicar direitos. O atleta brasileiro passou a ter medo de reivindicar. (…) O atleta tem direito de competir e ter resultado, mas não tem direito a voto, a reivindicar. Ele como cidadão não tem sua cidadania respeitada dentro da classe – disse Diogo.

Aline Pellegrino complementou o pensamento lembrando de seu papel como capitã da seleção brasileira feminina de futebol muitas vezes se sentia sozinha ao fazer reivindicações, algo diferente do que é observado em países como os Estados Unidos e com ícones do esporte mundial, como Naomi Osaka, Lewis Hamilton e LeBron James.

– A diferença que eu sinto é que quando estes atletas se posicionam a sociedade vem junto, e eles de fato têm voz. No Brasil parece que a gente fica esperando o Diogo, a Aline, a Flávia serem quem vai resolver nossos problemas. Ainda sinto que nossa sociedade hoje entende que o racismo não existe. Passa a ser delicado discutir um assunto que a sociedade que não acredita que seja um problema no Brasil.

– Eu fui capitã muito anos e a gente sente que as atletas sentem medo da retaliação. Você vai, põe a cara para bater, e quando você olha para trás você não tem mais aquela retaguarda. Isso gera um ciclo vicioso no sentido de não se posicionar. Nos EUA entendem que existe racismo, e os esportistas entendem que têm voz.

Sobre as ações de combate ao racismo no esporte, a comentarista Flávia Oliveira fez uma analogia pontuando que as campanhas educativas são o primeiro degrau de uma escada. Mas que é preciso avançar principalmente em duas frentes: nas punições e nas ações afirmativas.

– Pouco se fala e se avança de combate à impunidade dos crimes raciais e de racismo, e o esporte é tomado de ofensa, de injúria, de racismo pelas torcidas, por alguns jogadores, dirigentes, técnicos, tem um eixo da punição que é igualmente pedagógico e pouco acessado. O outro eixo é o da atitude positiva, a ação afirmativa, no sentido do que a gente precisa fazer para construir uma sociedade mais igualitária, com medidas para acolher pessoas negras, dar oportunidades. No caso do futebol, para técnicos e dirigentes.

O Pacto Pelo Esporte é uma inicaiva que busca questionar e debater as questões da gestão esporiva no Brasil. Além disso, visa conectar intituições importantes no mundo do esporte brasileiro e, atualmente, conta com 33 signatários.

 

 

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Jamais sofra calado. Negro!

Se você ficar calado sobre sua dor, eles o...

Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é...

Mulheres denunciam racismo em agência bancária na Barra e apontada como autora das ofensas é presa

Três mulheres registraram queixa na polícia afirmando terem sido...

Sobre futuros colecionáveis

Trabalho com tendências futuristas, tecnologia e inovação social. Muito...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=