Padre racista e delegada conivente

Conhecido por se envolver em infrações e acidentes de trânsito supostamente causados por dirigir bêbado, o padre Aparecido Donizete Bianchi, de São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo, é acusado agora de agir com racismo e de injuriar uma enfermeira que teria sido retirada à força de um carro sob xingamentos proferidos pelo padre.

A enfermeira de 24 anos foi à polícia registrar queixa nesta quinta-feira e disse que foi xingada “várias vezes de vagabunda e negrinha” pelo padre que também a empurrou do carro em que estava.

A dona do veículo, uma aposentada de 87 anos, havia contratado a enfermeira para trabalhar de dama de companhia. “Esta senhora é amiga do padre, que não aceitou a contratação da enfermeira e passou a xingá-la, chegando a colocá-la à força para fora do carro, quando a aposentada levava o padre para casa”, disse a delegada.

O padre pode responder por injúria qualificada, “ao ofender a dignidade de alguém fazendo menção a sua cor”, segundo a delegada, mas não se trata de racismo. “Seria se ele a tivesse colocado fora do carro por causa da cor dela, neste caso, cabe a injúria qualificada”, afirmou.

A delegada espera que a enfermeira vá à Delegacia da Mulher, para onde o caso foi transferido, fazer uma representação pessoal contra o padre. “Só a partir desta representação, posso abrir inquérito”, disse a delegada.

A confusão ocorreu no momento em que o padre voltava de um tratamento contra dependência de álcool feito em Curitiba para comandar umas das paróquias da cidade. A reportagem tentou contato com o padre, mas ele não atendeu aos telefonemas.

Bianchi responde a dois inquéritos por infração e acidente de trânsito por supostamente dirigir alcoolizado. Da última vez, ele perdeu o cargo de pároco da matriz católica de Rio Preto, a Catedral da Sé.

Ele teria invadido a rua com o sinal vermelho, atropelado dois motociclistas e fugido sem prestar socorro. Na delegacia, o padre se negou a fazer exame de dosagem alcoólica e negou que tivesse bebido, embora a polícia tenha apreendido latinhas de cervejas em seu carro.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Seminário Racismo, Igualdade e Políticas Públicas

Bom dia a todas e todos. Agradeço inicialmente ao Inesc...

Acusado de racismo, Gucci retira de venda suéter preto com lábios vermelhos

A grife de luxo italiana Gucci anunciou nesta quinta-feira...

Software de reconhecimento facial é banido na cidade de George Floyd

A Câmara Municipal de Minneapolis, no estado americano de...

para lembrar

Ferdinand diz não respeitar Blatter e Platini por passividade com o racismo

  BERLIM, 13 Jun 2012 (AFP) -O zagueiro inglês Rio...

Torcedores de clube israelita são detidos por racismo

A Polícia deteve seis torcedores do Beitar Jerusalem, de...

PR: PM afasta policiais suspeitos de racismo contra advogada

O Comando da Polícia Militar (PM) do Paraná afastou...
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=