Pai passa a cuidar mais das filhas e faz relato tocante a mães: “Como conseguem?”

Um texto publicado no Facebook com um relato real sobre a rotina de cuidados com os filhos fez com que muitos pais e, principalmente, muitas mães se identificassem. Em poucas horas o post chegou a mais de 24 mil compartilhamentos e 49 mil curtidas.

Por Mariana Bueno, para Vix

Intitulado “Folga do Trabalho”, o texto fala da falsa impressão que se tem das mulheres que ficam em casa cuidando das crianças enquanto os homens trabalham fora. O autor, Marcos Piangers, que é escritor e palestrante, entende do assunto. Ele já lançou best-sellers como “O Papai é Pop” e “O Papai é Pop 2”, e é pai de Anita, 11 anos, e Aurora, 4 anos.

Piangers conta que sempre viajou muito a trabalho e tinha orgulho de estar sempre ocupado e produtivo. Quando sua esposa, Ana Cardoso, reclamava de sua ausência, respondia dizendo que estava trabalhando muito para pagar as contas e afirmava que ela era sortuda por poder passar o dia em casa.

Pai que cuida das filhas

Até que algumas mudanças aconteceram, ele conseguiu equilibrar trabalho e família e passou a ter mais tempo com as filhas. Foi então que percebeu que não é nada fácil e começou a rever suas opiniões. “Passei a desenvolver a maior admiração pela minha esposa”, escreveu.

A partir daí, surgiram muitos questionamentos: “Como minha mulher consegue? Como vocês mulheres conseguem? Como conseguem as mulheres que cuidam dos filhos e trabalham? Como conseguem as mães sem marido que pagam todas as contas e cuidam dos filhos?”

E uma conclusão: “Você, que está trabalhando e acha que sua mulher é uma sortuda por ficar em casa, pense de novo. Quem está de folga é você”, finalizou.

Leia o texto na íntegra:

“Folga do trabalho

Sempre trabalhei muito e sempre viajei a trabalho e quando minha esposa reclamava da minha ausência eu dizia que era pra pagar contas mas na verdade não era. Eu gostava de estar sendo produtivo, de estar realizando sonhos e pagar as contas era um efeito colateral que servia como ótima desculpa pra estar mergulhado no trabalho. Sempre dizia pra minha esposa: “Você não sabe como é sortuda. Pode passar o dia em casa!”. Ela me dizia que não, que naquele tempinho da tarde em que as meninas estavam na escola só conseguia organizar quase nada e “puf!”, acabava o dia, era escuro e as meninas estavam na porta berrando. Eu dizia: “quem me dera ter a tarde livre!”. Ela dizia: “um dia você vai ver!”. Um dia eu vi.

Consegui equilibrar trabalho e família e comecei a passar muito tempo com as meninas. Como tenho a política de não trabalhar enquanto estou com elas, celular e computador ficam desligados. Quando as deixo na van e olho pro telefone, são centenas de mensagens. Respondo uma ou duas, tomo um copo de água e “dim dom!”, toca a campainha. São as meninas voltando da escola! Não da tempo de fazer nada!

A vida de um cuidador de crianças é tremendamente atribulada com discussões incessantes a respeito de que roupa usar ou da necessidade de comer só mais uma colherada de arroz com feijão. Nos milésimos de segundos restantes você consegue fazer as necessidades fisiológicas e, de repente, recomeça tudo de novo. Passei a desenvolver a maior admiração pela minha esposa. Como ela consegue? Como vocês mulheres conseguem? Como conseguem as mulheres que cuidam dos filhos e trabalham? Como conseguem as mães sem marido que pagam todas as contas e cuidam dos filhos? Essas mulheres conseguem fazer xixi? Me parece improvável.

Você, que está trabalhando e acha que sua mulher é uma sortuda por ficar em casa, pense de novo. Quem está de folga é você.”

+ sobre o tema

Líderes gays pedem que eleitor não vote em candidato homofóbico

O tema foi discutido durante evento em Teresina que...

Dia da Menina: ECA deve ser revisto para protegê-las, dizem especialistas

No ano passado, a história da menina de 10 anos...

NBC também cancela programa com Bill Cosby após acusações de abuso sexual

Programa de Bill Cosby foi cancelado pela NBC A rede...

para lembrar

Recy Taylor, a mulher negra estuprada por seis brancos que nunca foram condenados

Vítima relata em documentário agressão que sofreu em 1944...

Muitas dependentes de crack se prostituem e engravidam de desconhecidos

Lugar de proteção, o útero é o primeiro lar...

Robinho, feminismo é para todo mundo!

Feminismo. Faz uns doze anos que ouvi essa palavra...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...
-+=