Paim lamenta caso de racismo contra árbitro no Rio Grande do Sul

O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou nesta sexta-feira (7) caso de racismo contra o árbitro de futebol Márcio Chagas da Silva durante e depois de partida entre o Esportivo e o Veranópolis, na quarta-feira (5), em Bento Gonçalves (RS), pelo Campeonato Gaúcho.

Ao fim do jogo, o árbitro Márcio Chagas da Silva se deparou com o seu carro coberto por bananas. Durante o jogo, ele relata ter sofrido com ofensas racistas. A notícia sobre o episódio foi lida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em aparte durante o pronunciamento de Paim.

— Essa minoria que cometeu esse crime terá que responder pelo que fez. Somente pessoas covardes agem assim.  Esse grupo de pessoas atrasadas e equivocadas não representa o povo de Bento Gonçalves e da Serra Gaúcha – criticou o senador.

Ao prestar solidariedade ao árbitro, o senador gaúcho lembrou episódios recentes de racismo no futebol como o ocorrido com o jogador do Cruzeiro, Tinga, que foi alvo de manifestações racistas da torcida peruana em jogo do clube mineiro contra o Real Garcilaso, pela Copa Libertadores da América.

— Dói, não por ter ocorrido no Rio Grande do Sul, mas por ter ocorrido no nosso país – disse Paim.

Dia Internacional da Mulher

Da tribuna do Plenário, o senador também homenageou as mulheres, ao lembrar o Dia Internacional das Mulheres, a ser comemorado ne sábado (8). O senador elogiou políticas públicas que vêm sendo adotadas pelo governo na última década para promover a igualdade entre homens e mulheres, mas reconheceu que é preciso garantir maior participação feminina na política.

— Ainda hoje não há uma representação feminina paritária nos mais diversos locais de exercício dos três poderes. É só ver quantos homens temos na Câmara dos Deputados e quantas mulheres temos. É só ver quantas mulheres temos aqui no Senado e quantos homens. A mesma coisa no Judiciário e também no Executivo – assinalou.

Dívidas dos estados

Paim também voltou a cobrar o cumprimento pelo Senado do compromisso de votar o projeto de Lei da Câmara (PLC 99/2013) que muda o indexador das dívidas dos estados e dos municípios com a União.

— O novo acordo é que se vai votar a renegociação da dívida dos estados no dia 12 [de março], na CCJ [Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), e até o dia 27 aqui no plenário – lembrou.

O senador leu ainda a “Carta de Brasília”, documento aprovado durante o Seminário Nacional do Sistema Confederativo, realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro na capital federal. A Carta sintetiza as principais bandeiras do movimento sindical para 2014.

Campanha da Fraternidade

O parlamentar também saudou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela Campanha da Fraternidade de 2014. Este ano, a campanha aborda o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

 

 

Fonte: Agência Senado

 

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Denúncia de racismo em loja da BMW tem repercussão internacional

A denúncia do casal Ronald Munk e Priscilla Celeste...

Salvador registra 121 ocorrências de racismo durante o Carnaval

O Observatório de Discriminação Racial, Violência contra a...

Jair Bolsonaro agride militantes do movimento negro: “Voltem para o zoológico”

Jair Bolsonaro esbraveja contra manifestantes que protestavam contra a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=