País é considerado machista para 75% dos brasileiros

Pesquisa ouviu 1.258 pessoas de ambos os sexos e de todas as classes sociais e constatou que o país é marcado ela cultura machista.

Por: LUIZA MUZZI

 

Opção. Reginaldo de Souza faz questão que a esposa não trabalhe para tomar conta da casa

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a divulgação de uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano revela que, embora muita gente não reconheça, o Brasil ainda é um país marcado pela dominação masculina. De acordo com o levantamento feito pela empresa de inteligência e pesquisa de mercado Expertise, 75% dos brasileiros se consideram um povo machista. Apesar dessa percepção de uma sociedade patriarcal, apenas um em cada três homens entrevistados admitiu ser machista. Para especialistas, os números não surpreendem, mas são um alerta para uma necessidade de mudança de hábitos.

“Isso é preocupante porque quanto mais machista a sociedade, mais violenta ela é. O machismo sustenta valores de hierarquia, mando e controle, e as gerações vão perpetuando essa prática sem pensar os efeitos que criam”, afirma a psicóloga Cláudia Natividade, membro do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Ela ponderou que os dados são “até generosos, porque todas as práticas que temos na sociedade são extremamente machistas”.

Comportamento. Quando o assunto é dividir as contas, o levantamento da Expertise revela um dado curioso. Embora não se considerem machistas, a maioria dos jovens de 18 a 29 anos – 57% – acredita que o homem precisa bancar os custos do motel. Em relação a restaurantes ou bares, 35% também acham que o homem deve pagar a despesa sozinho.

Entenda. O estudo ouviu 1.258 homens e mulheres, de todas as classes sociais, em todo o país.

Análise

Dominação. O ato de o homem pagar a conta sozinho é uma forma de controle, segundo especialistas. Com menos chance de escolha, a mulher é colocada em subalternidade.

Outros dados

Perfil. Uma pesquisa do Instituto Avon revelou dados sobre a relação entre homens e mulheres no Brasil semelhantes aos obtidos pela Expertise.

Resultados. Segundo o estudo, 43% dos homens entrevistados acreditam que quem deve cuidar da casa é a mulher. A pesquisa mostrou que 89% dos homens consideram inaceitável que as mulheres não mantenham o lar em ordem e que 69% deles não querem que elas saiam com amigos sem os parceiros.

Universo. Feita no fim de 2013, a pesquisa ouviu 1.500 homens e mulheres de todas as regiões do país.

Fonte: O Tempo

 

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=