Pais investigam prisão do filho por conta própria e juntam provas para contestar versão da polícia

Noite de 15 de julho de 2016. Pelo celular, o contador José Ricardo Germano Fortuna, de 48 anos, recebia uma notícia que nenhum pai gostaria de ouvir: seu filho havia sido baleado e preso. O estudante de Administração, então com 19 anos, — que, a pedido da família, não será identificado — era acusado pela polícia de tentar atirar num agente com um revólver e de portar quatro quilos de maconha. A partir de então, José Ricardo e sua mulher, a pedagoga Luciana da Silva Fortuna, de 43 anos, passaram a viver uma saga para descobrir o que havia, de fato, acontecido naquela noite.

Por Rafael Soares, do Extra 

Luiz Ricardo e Luciana vivem uma saga para descobrir o que havia, de fato, aconteceu quando seu filho foi preso Foto: Ana Branco

Por três meses, percorreram o bairro de Maria da Graça, na Zona Norte do Rio, onde o filho foi preso, atrás de imagens de câmeras de segurança que pudessem ter registrado o momento da prisão em flagrante e de testemunhas que pudessem ter visto a ocasião da abordagem. Graças às provas que os pais coletaram por conta própria, o jovem foi solto por decisão da Justiça, em outubro de 2016.

 

Em depoimento no dia da prisão, dois policiais civis da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) afirmaram que abordaram o jovem após receberem informação sobre venda de drogas no local. Eles contam que disseram para ele “não tentar nada, pois tinha perdido”. Nesse momento, segundo os agentes, o estudante teria sacado um revólver. Um dos policiais atirou, com um fuzil, na perna do jovem. Os policiais ainda contaram que encontraram a droga numa mochila que ele portava.

No local do crime, na semana seguinte à prisão, José Ricardo conseguiu convencer o dono de um bar a lhe ceder imagens de câmeras de segurança que flagraram a abordagem. O vídeo mostra uma cena diferente da descrita pelos policiais: o jovem, ainda sem ferimentos, corre dos policiais. Não é possível ver armas em suas mãos, tampouco uma mochila em sua costas.

Testemunhas reforçam a defesa do jovem

Após conseguir o vídeo, José Ricardo e Luciana passaram a procurar as pessoas que aparecem nas imagens. Após seguidas visitas ao bar, encontraram duas delas, frequentadoras do local. Questionadas sobre o que havia acontecido naquela noite, elas contaram que o jovem não estava armado, não tentou atirar nos agentes e foi atingido depois que fugiu da abordagem. As testemunhas prestaram depoimento em juízo.

Apesar das provas levadas pelo casal ao processo, o estudante foi condenado pela juíza Marta de Oliveira Marins, da 23ª Vara Criminal, a cinco anos de prisão por tráfico de drogas. Na decisão, a magistrada só leva em consideração o depoimento dos agentes. O estudante recorre em liberdade.

— Quando eu fui informado que meu filho tinha sido preso com drogas e uma arma, demorei a acreditar: aquilo não fazia parte da educação que dei para ele. Inicialmente, não queria nem provar a inocência dele, só queria saber o que aconteceu de verdade. Por isso, refiz todo o trajeto que meu filho fez naquela noite atrás de câmeras de segurança. Fotografei as câmeras e depois voltei para tentar conseguir acesso às imagens. Ao mesmo tempo, eu e minha mulher ainda acordávamos de madrugada para visitar nosso filho no presídio. Quando vi o vídeo do bar, ficamos confiantes. A sentença foi um banho de água fria, mas ainda acreditamos que a justiça vai ser feita — conta José Ricardo.

Sequelas

A busca pela verdade deixou sequelas no casal. Os dois perderam seus empregos. Luciana só dorme à base de tranquilizantes. Já o filho, mesmo em liberdade e recuperado da lesão causada pelo tiro que o acertou, não conseguiu voltar a estudar. José Ricardo conta que já viu as imagens mais de cem vezes.

O filho do casal conta que esperava pela namorada, que voltava do trabalho de metrô, quando foi preso. Ele diz que não estava com a droga e nem armado e que se desesperou quando o policial disse para ele colocar a mão na cabeça porque estava preso.

— Não pensei em nada, fiquei desesperado — conta.

O estudante e seus pais são uma família de classe média. O jovem cursava uma faculdade particular e mora, com a família, no subúrbio do Rio. Procurada, a Polícia Civil não respondeu, inicialmente, os questionamentos do EXTRA.

Após a publicação da reportagem, a assessoria de imprensa do órgão informou que “a ação ocorreu de forma legal e legítima”. O órgão alega que no vídeo obtido pelos pais do jovem, “apenas aparece um elemento correndo, não sendo possível concluir se é ele”. Ainda de acordo com a Polícia Civil, na ocasião, após a abordagem, o jovem, “em um primeiro momento, fingiu se render, pendurando a referida mochila e o capacete na motocicleta que conduzia. Em seguida, empreendeu fuga a pé e, cerca de 20 metros após a perseguição, sacou uma arma de fogo. Em virtude da iminente agressão, foi efetuado um único disparo de arma de fogo pelo policial na perna do jovem, o que foi suficiente para neutralizá-lo e capturá-lo”.

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Guerra às drogas ou faxina étnica?

Em novo artigo, Joselicio Junior, o Juninho, analisa como...

A violência policial contra a juventude negra de Pernambuco, por Laércio Portela

A violência policial contra a juventude negra de Pernambuco...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=