Países africanos devem preparar-se para o impacto da Gripe A H1N1

Fonte: Agola Press –

Luanda – O director regional da OMS para África, Luís Gomes Sambo, convidou terça-feira os países africanos a aceleraram os esforços para uma resposta apropriada à pandemia de gripe A (H1N1) que até a data infectou mil 411 pessoas com dois óbitos confirmados, em 16 dos 46 países da região.

Luís Gomes Sambo lançou este apelo na sessão de abertura da Conferência Africana sobre a Pandemia de Gripe A H1N1 2009 que decorre em Joanesburgo, de 11 a 13 de Agosto, com mais de 230 delegados de países africanos e de outras partes do mundo.

Entre os participantes encontram-se peritos de saúde pública, médicos, farmacêuticos, especialistas de laboratórios, membros da protecção civil, especialistas de comunicação e de mobilização social e parceiros internacionais. Angola está representada pelo vice-ministro da Saúde, Carlos Masseca.

“Os esforços actuais com o envolvimento da OMS – adiantou Luís Gomes Sambo – estão principalmente a ser orientados para minimizar os efeitos da pandemia; reforçar a vigilância das doenças e a implementação do Regulamento Sanitário Internacional; garantir a disponibilidade e o acesso a medicamentos e equipamentos de protecção e apoiar a investigação para o desenvolvimento e
produção de uma vacina”.

O director regional da OMS explicou que estes quatro eixos incluem campanhas de sensibilização das comunidades, para a adopção de medidas de protecção individual, a gestão de casos e preparação de uma resposta multisectorial contra esta pandemia e a solidariedade mundial. “Nenhum país poderá lutar sozinho e a melhor solução é estarmos preparados e capacitados para fazer face a esta pandemia”, disse Sambo.

“A ameaça da gripe A (H1N1) 2009 veio colocar uma pressão adicional aos Sistemas de Saúde em África, bastante sobrecarregados com o peso de doenças e outras prioridades de saúde pública, como o VIH/SIDA, a malária, a TB, as febres hemorrágicas, a cólera e a mortalidade materno-infantil”, frisou.

Durante três dias, a conferência de Joanesburgo vai actualizar os delegados sobre a epidemiologia da actual pandemia, o processo de preparação de planos nacionais de resposta pelos países membros, o desenvolvimento de estratégias para a mobilização de recursos e a partilha de experiências entre os países.

Segundo o director regional da OMS, a região africana necessita de aproximadamente 31 milhões de dólares para implementar planos de preparação e resposta a esta pandemia cujo impacto e gravidade ainda não foi suficientemente avaliado, por causa da mutação do próprio vírus. “A pandemia de gripe A (H1N1) 2009 constitui uma preocupação mundial e contamos com a parceria e a solidariedade internacional para superar este desafio”, acrescentou.

“No nosso ponto de vista, estes princípios devem ser materializados com acções concretas, tais como a partilha de informações sobre os diferentes tipos de vírus, o acesso a novas tecnologias, vacinas e outros benefícios. A solidariedade deve criar igualmente uma ponte sobre a escassez de recursos na agenda nacional e internacional para o desenvolvimento do sector da saúde”.

A importância da mobilização social e da comunicação para uma melhor saúde foi igualmente enfatizada pelo Luís Gomes Sambo. Ele louvou os países que adoptam estratégias com o envolvimento de líderes comunitários, igrejas, meios de comunicação social, decisores políticos e líderes de opinião, destacando que “devemos usar todos os recursos disponíveis, realçando o que conhecemos e o que ignoramos sobre esta pandemia e aconselhar as pessoas a procurarem por cuidados médicos para reduzir o risco de infecção”.

“Agindo assim estaremos a dar uma oportunidade às pessoas e às comunidades para que desempenhem um importante papel no controlo desta pandemia travando inclusive a circulação do vírus a nível comunitário”, realçou o director regional da OMS.

Por seu turno, o novo ministro sul-africano da Saúde, Aaron Motsoaledi, destacou que esta conferência vai permitir uma maior consciência e uma maior organização da resposta contra a Gripe A H1N1 em África. “Todos os países devem estar prontos para fazer face a este desafio e aprender com a experiência dos outros”, disse o ministro sul-africano antes de concluir que deve-se agir com
transparência e evitar o pânico.

A agenda de trabalhos da conferência inclui questões como a epidemiologia da Gripe A H1N1 a nível mundial; o impacto potencial em África; A vigilância e monitorização de casos; A confirmação laboratorial antes e durante a pandemia; A prevenção e o controlo da infecção; o tratamento dos pacientes e o controlo da infecção; estratégias de comunicação; serviços de rotina durante a pandemia e a
mobilização de recursos face à escassez de fundos.

Dados mais recentes revelados terça-feira em Joanesburgo dizem que mais de 166 países no mundo estão afectados pela Gripe A, com um balanço total de 174 mil 913 e mil 411 óbitos.
Matéria original: Países africanos devem preparar-se para o impacto da gripe A H1N1

+ sobre o tema

UA recompensa cientistas africanos

A União Africana (UA) identificou cinco cientistas africanos para...

A literatura engajada do Nobel de Literatura Wole Soyinka

Por: Nahima Maciel Wole Soyinka foi o primeiro e único...

Negros estrangeiros buscam Mama África paulistana

Segundo relatório da Polícia Federal de dezembro de 2013,...

para lembrar

Primeira usina solar que transforma água do oceano em água potável está no Quênia

Um relatório recente disponibilizado pela UNICEF e pela Organização...

Eto’o e Drogba detonam médicos que sugeriram teste para vacina contra a Covid-19 na África

Camaronês e marfinense apontam racismo na proposta dos pesquisadores Do...

‘Ela só queria nos humilhar’ conta estudantes africanos sobre racismo da polícia em Porto Alegre

Samir Oliveira Quando vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento...

Medo do Ebola jogou 2 jovens africanos nas ruas de SP

Justiça negou acolhimento em abrigo e meninos foram colocados...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=