Países africanos entre os que mais crescem no mundo

Três países africanos figuram na lista dos dez países que registaram maior crescimento económico no mundo, anunciou ontem o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Do Jornal de Angola

No relatório de Abril, o FMI precisou que sete destes dez países se situam na Ásia  e que a média de crescimento destes países varia entre 6,6 por cento e 8,6 por cento.

Myanmar ocupa o primeiro lugar dos países com forte crescimento em 2016 com uma taxa de 8,6 por cento graças às reformas políticas e económicas que apoiaram o crescimento económico no país, seguido pela Costa do Marfim com uma taxa de 8,5 por cento e pelo     com 7,4 por cento.

Os dois outros países africanos,  a Tanzânia e o Senegal, ocupam o 8.º e 10.º lugares com 6,9 por cento e 6,6 por cento de taxa de crescimento.

O FMI diz que os países desenvolvidos têm um crescimento mais sólido que os emergentes, mas dentro de ambos os grupos também há diferenças.

Para o FMI, os Estados Unidos fazem melhor que a Europa e o Japão, enquanto a Ásia goza de melhores condições que a América Latina.

Enquanto os EUA já começaram a elevar taxas, uma receita que os especialistas acreditam que o Reino Unido vai copiar nos próximos meses, Europa e Japão mantém as suas políticas expansivas pelo menos até 2017.

“Essa divergência cíclica representa um grave risco económico  em todo o mundo para o qual não existe um remédio óbvio” adverte Janwillem Acket, economista-chefe do Bank Julius Baer.

 

+ sobre o tema

Fashion Rebels: A geração tombamento da África do sul

A geração tombamento está com tudo, propagando o fortalecimento, reconhecimento...

Festival Visões Periféricas anuncia filmes selecionados 

O FESTIVAL VISÕES PERIFÉRICAS confirma a realização da 17ª edição, de 20...

para lembrar

Chávez, PSUV y Afrodescendientes

Por: Jesùs Chucho Garcia "Somos afrodescendientes. Unámonos pues,...

Toni Braxton é hospitalizada

Toni Braxton foi hospitalizada no início da semana por...

Angola Janga: a resistência de Palmares em quadrinhos

O Quilombo dos Palmares, um dos principais do período...

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...
spot_imgspot_img

Busto vandalizado de líder quilombola é reparado em cidade do Rio

O busto da líder quilombola Maria Conga, vandalizado no último dia 19, véspera do feriado da Consciência Negra, foi reparado neste sábado (30) pela...

Lázaro Ramos será curador da Bienal do Livro do Rio de 2025

O influenciador Pedro Pacífico, conhecido como Bookster, e as escritoras Thalita Rebouças e Clara Alves também estarão entre os curadores. A Bienal ainda anunciará...

Série documenta marcos históricos da identidade africana e da luta antirracista no Brasil

A série "Sankofa - A África que Te Habita" (Trailer) retorna às telas em 2025 para a segunda temporada “Sankofa - A África que Habita o...
-+=