Seis países africanos podem erradicar o paludismo até 2020

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que até 2020 seis países africanos erradiquem a malária. A informação consta de um comunicado publicado esta segunda-feira, Dia Mundial da Malária.

Do África 21

Um dos objetivos do programa da OMS de luta contra a malária para o período 2016-2030 é erradicar a doença em pelo menos dez países até ao final desta década. A OMS calcula que 21 países estão em condições de atingir este objetivo, sendo seis deles no continente africano, onde a doença tem maior prevalência, lê-se no comunicado da organização. Estes países são África do Sul, Argélia, Botswana, Cabo Verde, Comores e Swazilândia.

Na África do Sul, a erradicação da malária é um objetivo de saúde pública. O país registou 11,7 mil casos de malária em 2014, contra 64 mil em 2000. A maior parte deles foi diagnosticada em zonas de fronteira com a Swazilândia, o Zimbabwe e Moçambique. Através de ações direcionadas e colaboração transfronteiriça, a África do Sul tem potencial para eliminar a malária até 2020, diz o relatório da OMS.

Os outros países que a organização acredita que poderão alcançar este objetivo são a China, a Malásia e a Coreia do Sul, na Ásia, e mais oito países latino-americanos: Argentina, Belize, Costa Rica, El Salvador, Equador, México, Paraguai e Suriname. Da lista constam ainda Arábia Saudita, Butão, Irão, Nepal, Omã, Sri Lanka e Timor-Leste.

A Europa, a Ásia Central e o Cáucaso foram declarados livres da malária em 2015, segundo um relatório da OMS publicado em princípios deste mês.

Ainda segundo esta organização, cerca de 214 milhões de pessoas em todo o mundo sofreram de malária em 2015, tendo 438 mil sucumbido à doença. Nove em cada 10 mortes por malária no ano passado foram registadas na África Subsaariana, diz o relatório.

 

+ sobre o tema

Machado de Assis é o maior escritor latino-americano

Qualquer semelhança não é mera coincidência. A morte do...

Bluesman: não é tão fácil digerir quanto parece

Qual é a dor que você carrega e não...

Notas sobre os Desafios para o Brasil

Anais do Seminário Internacional "Multiculturalismo e Racismo: O papel...

para lembrar

Modelo neoliberal aniquila al planeta

Por: Jesus Chucho Garcia Habíamos dicho que el...

Carlos Negreiros, cantor, percussionista e compositor, morre no Rio depois de show

O cantor, percussionista e compositor Carlos Negreiros morreu no Rio na...

Aos 93 anos, Nelson Mandela é internado com dores abdominais

Ícone sul-africano da luta contra o apartheid, Nelson Mandela,...

Médicos voltam atrás e adiam alta de Gilberto Gil; músico segue internado

  Internado desde a última terça-feira, 10, Gilberto Gil continua...
spot_imgspot_img

Obrigada Shirley

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013...

Instituto Tebas celebra 194 anos de nascimento de Luiz Gama com caminhada e exibição de vídeo em São Paulo

 Liberdade ou Morte: histórias que a História não conta é o título da web série composta por sete narrativas (fotográficas, textuais e audiovisuais) que destacam a agência...

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto com a data de 23 de outubro deste ano em fundo preto e não acrescentou...
-+=