Palmas entra no circuito nacional das festas africanas

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, circuito de festas e shows produzidos apenas com ritmos africanos têm se tornado o grande diferencial entre as baladas

A música africana vive um boom na cultura pop ocidental. Uma (re)descoberta no Brasil e no mundo, com crescente onda de bandas e ampla circulação na internet de antigos hits e novas propostas que integram ritmos tribais a gêneros mais contemporâneos. Apesar das batidas do continente negro terem influenciado, há décadas, direta ou indiretamente, os mais variados estilos – do blues ao samba, passando pelo funk, jazz, salsa, rumba e dezenas de outros gêneros – nos últimos anos, principalmente com o auxílio de DJs e colecionadores, os jovens estão falando sobre a música africana, ouvindo e dançando um som de raíz.

Artistas da cultura pop têm ressaltado essa influência em suas produções, como a pegada africana, citada por críticos como muito marcante, em “Loud!”, álbum de Rihanna, ou a cadência exótica que Beyoncé trouxe em seu disco “4”; no Brasil, o funk dançante Bogotá, de Criolo, o acento afrobeat/dub dos álbuns da cantora Céu, além de bandas inteiras voltadas ao estilo, como Bixiga 70 (SP) e Abayomy Afrobeat Orquestra (RJ).

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, circuito de festas e shows produzidos apenas com ritmos africanos têm se tornado o grande diferencial entre as baladas, atraindo público cada vez maior e cativo. Fora desse eixo, a música quem vem da África começa a ocupar seu espaço e Palmas garante a cena com a realização da Festa Afrobeat.

Direto da África – Primeira e única festa de música exclusivamente africana no Tocantins, a AfroBeat propõe em Palmas um novo tipo de diversão, que coloca em alto e bom som a potência das batidas do continente negro. A primeira edição, realizada em fevereiro deste ano, superou as expectativas de público da própria organização, que não esperava tão boa receptividade do público palmense a esse tipo de música. Preenchendo a capacidade máxima do local, a festa colocou mais de 500 pessoas para dançar ao som de kuduro, kizomba, batida, zouk, tarrachinha e o próprio afrobeat, comandado pela discotecagem do DJ angolano Aires Panda, residente na capital há cinco anos.

Na segunda edição – que acontecerá nesta sexta-feira (09) – a festa mostra ainda mais da diversidade musical africana ao trazer, pela primeira vez no Estado, o coletivo cultural paulistano Chica Chica Bum. Formado pelas pesquisadoras musicais e DJs Ju Salty e Haru (“as mulheres mais importantes da cena”, segunda a Revista VejaSP), o coletivo se utiliza apenas de vinis resgatados em várias partes do mundo para disseminar a intensidade e as sonoridades das batidas da África. Em São Paulo, Haru ainda produz e discoteca a festa mais popular e antiga desse gênero na capital, a Festa Fela, criada há cerca de dez anos, em comemoração ao aniversário de Fela Kuti – nigeriano criador do gênero afrobeat e um dos principais disseminadores da cultura africana pelo mundo.

Entre os ritmos que estarão na festa, a DJ Ju Salty, que já se apresentou ao lado de grandes nomes nacionais e internacionais dos afrogrooves, afirma que o kuduro e o afrobeat são os estilos que costumam fazer mais sucesso entre o público. “O kuduro (criado na Angola), por ter similaridade com a língua portuguesa e, principalmente, por ser um ritmo provindo do gueto, popularizou-se nas áreas mais pobres do país e hoje é sucesso nacional; e o afrobeat, pelas características políticas e revolucionárias que geralmente abordam as letras das canções sempre empolga”, explica.

O DJ angolano Aires Panda divide o palco com as meninas do Chica Chica Bum, mas sua seleção musical especializada privilegia o que há de mais atual em sucesso nas boates de países como Angola, Guiné Bissau, Cabo Verde, Moçambique, África do Sul, São Tomé e Príncipe e Zimbábue. Na soma do afroeletro de Panda com os afrogrooves de Ju Salty e Haru, os palmenses terão a chance de resgatar suas raízes e se divertir com o batuque, o ritmo, as cores e a alegria do continente mais musical do mundo.

FESTA AFROBEAT
Data: 09/11/2012
Horário: 22h
Local: Musical Bar e Choperia

Ingressos antecipados:
Lanchonete UAI (UFT) e Uptime Escola de Inglês (localizada na avenida do Posto Eldorado)

CONTATO: 8135-8331 (Renato Maio)

 

 

 

Fonte: Jornal do Girassol 

+ sobre o tema

12º Marcha da consciência negra reúne 10 mil pessoas em São Paulo

Cerca de 10 mil pessoas marcharam hoje entre as...

Mazza: ‘Quero morrer lutando pelo meu povo’

Mazza conta que seu objetivo sempre foi lutar contra...

Comunidade de ex-escravos resiste para sobreviver

O Cafundó, comunidade quilombola em Salto de Pirapora, a...

CARTA ABERTA por Profa. Silvany Euclênio

Aos / às profissionais da Rede Municipal de Educação...

para lembrar

spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=