Papai Noel de shopping em SP faz declarações racistas a crianças, relata família

Enviado por / FonteG1

'Esse presente não condiz com sua realidade', teria dito o funcionário após ouvir o pedido de criança negra. Shopping Plaza Sul diz que Papai Noel era contratado por uma empresa terceirizada e foi substituído.

Uma mãe e seus quatro filhos ouviram declarações racistas do Papai Noel do shopping Plaza Sul, na Zona Sul de São Paulo. O caso aconteceu na última sexta-feira (3) e foi relatado nas redes sociais pela autônoma Tamiris Silva de Oliveira.

Ao SP1, a mãe contou que levou os filhos para um passeio no shopping e quando passaram em frente à decoração de Natal foram convidados a tirar uma foto com o Papai Noel.

“O Papai Noel chamou meu filho de seis anos e perguntou o que ele queria ganhar de presente. Aí meu filho falou que queria um hoverboard [skate elétrico]. Aí ele falou assim: ‘mas quanto que o seu pai ganha? Olha, esse presente não condiz com a sua realidade'”, conta Tamiris.

De acordo com ela, o homem foi arrogante com a criança e sua primeira reação foi se afastar.

“Aí ele chamou meu filho mais velho, de 12 anos, e perguntou o que ele queria também. O meu filho falou um celular. Aí ele falou: ‘não, esquece!’. Foi a resposta dele. Quando eu estava já pra me retirar do local, ele perguntou pra mim: ‘os quatro filhos são seus?’. Eu falei que sim. Ele falou: “você não tem televisão na sua sala?.”

A ONG Novos herdeiros, que atende famílias na Zona Sul da capital, está prestando assistência psicológica e jurídica à família. Um dos filhos de Tamiris participa das atividades da ONG.

“Uma atitude racista, classista. Diretamente envolvendo o Papai Noel, que está inserido e que está sob a tutela do shopping Plaza Sul”, diz o presidente da ONG, Marcelo Campos.

Tamiris afirmou que o shopping convidou a família para uma nova visita ao Papai Noel, mas as crianças não quiseram. “Psicologicamente nós estamos abalados. Não é só mais uma fala.”

Em nota, o Plaza Sul Shopping disse que o ator que interpretava o Papai Noel era contratado por uma empresa terceirizada e que já foi substituído. O shopping disse que lamenta o ocorrido e que se solidariza com a família.

+ sobre o tema

Chacina de Osasco e Barueri – 5 anos de impunidade

Na data de 13 de agosto de 2020, completou...

Gol é condenada a pagar R$ 20 mil por racismo

Ao ter problemas para embarcar em seu voo, cliente...

Vítima de racismo, jogadora acusa Federação Inglesa de chantagem

Nesta quarta-feira, foi realizada uma audiência no Comitê de...

para lembrar

Tudo o que se espera de nós

Dia desses, o algoritmo me mostrou uma entrevista de...

Vídeo coloca agressor frente a frente com vítima de racismo

Em julho do ano passado, a jornalista Maria Júlia...

Um dia da caça, outro de ser caçado

As mídias sociais e a possibilidade de democratização dos...
spot_imgspot_img

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...

Transplante bem-sucedido é exemplo para candidatos

O Rio de Janeiro inteiro, dor e delícia, tragédia e compaixão, coube na saga de dona Maria Elena Gouveia por um fígado. Moradora de...

Brasil: Relatório sobre Justiça Racial na Aplicação da Lei

Este relatório contém as conclusões do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para o Avanço da Igualdade e Justiça Racial na Aplicação da Lei (EMLER,...
-+=