Papai Noel de shopping em SP faz declarações racistas a crianças, relata família

Enviado por / FonteG1

'Esse presente não condiz com sua realidade', teria dito o funcionário após ouvir o pedido de criança negra. Shopping Plaza Sul diz que Papai Noel era contratado por uma empresa terceirizada e foi substituído.

Uma mãe e seus quatro filhos ouviram declarações racistas do Papai Noel do shopping Plaza Sul, na Zona Sul de São Paulo. O caso aconteceu na última sexta-feira (3) e foi relatado nas redes sociais pela autônoma Tamiris Silva de Oliveira.

Ao SP1, a mãe contou que levou os filhos para um passeio no shopping e quando passaram em frente à decoração de Natal foram convidados a tirar uma foto com o Papai Noel.

“O Papai Noel chamou meu filho de seis anos e perguntou o que ele queria ganhar de presente. Aí meu filho falou que queria um hoverboard [skate elétrico]. Aí ele falou assim: ‘mas quanto que o seu pai ganha? Olha, esse presente não condiz com a sua realidade'”, conta Tamiris.

De acordo com ela, o homem foi arrogante com a criança e sua primeira reação foi se afastar.

“Aí ele chamou meu filho mais velho, de 12 anos, e perguntou o que ele queria também. O meu filho falou um celular. Aí ele falou: ‘não, esquece!’. Foi a resposta dele. Quando eu estava já pra me retirar do local, ele perguntou pra mim: ‘os quatro filhos são seus?’. Eu falei que sim. Ele falou: “você não tem televisão na sua sala?.”

A ONG Novos herdeiros, que atende famílias na Zona Sul da capital, está prestando assistência psicológica e jurídica à família. Um dos filhos de Tamiris participa das atividades da ONG.

“Uma atitude racista, classista. Diretamente envolvendo o Papai Noel, que está inserido e que está sob a tutela do shopping Plaza Sul”, diz o presidente da ONG, Marcelo Campos.

Tamiris afirmou que o shopping convidou a família para uma nova visita ao Papai Noel, mas as crianças não quiseram. “Psicologicamente nós estamos abalados. Não é só mais uma fala.”

Em nota, o Plaza Sul Shopping disse que o ator que interpretava o Papai Noel era contratado por uma empresa terceirizada e que já foi substituído. O shopping disse que lamenta o ocorrido e que se solidariza com a família.

+ sobre o tema

Primeira mulher trans a liderar bancada no Congresso, Erika Hilton diz que vai negociar ‘de igual para igual’

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi aclamada nesta quarta-feira como...

Estrela do Carnaval, ex-passista Maria Lata D’Água morre aos 90 anos em Cachoeira Paulista, SP

A ex-passista Maria Mercedes Chaves Roy – a ‘Maria...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela...

Iniquidades raciais e as mudanças do clima

O verão brasileiro, embora conhecido pelas belíssimas praias, férias...

para lembrar

Bancos estão longe de abolir o racismo

Os dados do IBGE de 2010 apontam: pretos e...

Produção do filme bíblico “Êxodo” é acusada de racismo por escolha de elenco “branco”

Por Dan Martins A hashtag #BoycottExodusMovie (#BoicoteOFilmeExodus) explodiu no Twitter...

Seminário reúne mulheres para discutir economia e política no Rio de Janeiro

Quando o sol nasce, a mulher negra desce morro...
spot_imgspot_img

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da Universidade Federal de Santa Catarina, lança nesta quarta-feira (21) o quinto vídeo de sua campanha de divulgação...

Moção de solidariedade da UNEGRO ao Vai Vai 

A União de Negras e Negros Pela Igualdade (UNEGRO), entidade fundada em 1988, com  longa trajetória na luta contra o racismo e suas múltiplas...

Perfeição do racismo brasileiro transforma algoz em vítima

O racismo é um crime perfeito. É com essa frase que o antropólogo Kabanguele Munanga, uma das maiores autoridades do Brasil em estudos raciais, define...
-+=