Papai Noel negro comemora sucesso em shopping em São José: ‘feliz demais’

Metalúrgico aposentado, Rubens Campolino conta que chegou a estranhar convite para ser o Bom Velhinho, mas hoje comemora sucesso na web e entre visitantes. Ele comemora um ano da estreia no Dia da Consciência Negra.

Por Fábio França Do G1

Rubens Campolino faz sucesso dentro e fora da web como Papai Noel em shopping de São José — Foto: Carlinhos Brasil/ TV Vanguarda

O metalúrgico aposentado Rubens Campolino, de 70 anos, tem nesta terça-feira (20) uma data para celebrar com mais de um motivo – no Dia da Consciência Negra completa um ano desde que estreou como o primeiro Papai Noel negro de um shopping em São José dos Campos (SP).

Ele está no centro de uma onda de repercussão, na internet e entre os visitantes do local, sobre a importância da representatividade, principalmente por atuar em um mercado onde predominam brancos. “Eu sou feliz demais por poder levar alegria para tanta gente e por fazer um ano aqui”, conta.

Se atualmente ele já encara com naturalidade e bom humor ao ser reconhecido como Papai Noel negro, o convite para ser o Bom Velhinho causou estranheza de início. Rubens foi descoberto para o posto depois de ganhar um concurso como mister terceira idade.

“Me procuraram e fizeram a proposta de eu ser Papai Noel. Aí eu respondi: ‘ tudo bem, mas você viu a foto minha?, viu que eu sou negro?’. Aí responderam que eu ia ser o primeiro Noel negro. Minha esposa apoiou e disse que eu tinha que me preparar para reações positivas, mas também negativas. E hoje estou aqui”, completa, rindo.

Ele conta que a melhor parte é a interação com as crianças e adultos que vão visitar o Bom Velhinho. “Eu sou o Papai Noel para todo mundo. As reações das crianças variam, tem crianças negras que acabam comentando que pareço um parente, o pai, o avô e já se sentem em casa”, disse.

Rubens ao lado do garoto Diego, que ficou eufórico ao encontrar o Papai Noel negro — Foto: Arquivo pessoal/ Adriana Simões

Mãe adotiva de Diego, um garoto negro de seis anos, a pedagoga Adriana Simões conta que a reação do filho ao ver o Papai Noel Rubens foi marcante.

“Ele é especial, tem cromossomopatia e a comunicação dele é toda por meio de gestos. Ele ficou eufórico, apontava para o Papai Noel e apontava para o braço dele, mostrando a cor da pele. Todo mundo diz que a foto dele encarando o Papai Noel dispensa legendas”, conta.

Ela ainda explica que para a filha Ana Caroline – branca, de sete anos e também adotada – ter um Noel negro não altera o significado da figura do Bom Velhinho. “Acho que é muito importante para ele que boas figuras também existam negras pela representatividade. Ela ficou super feliz em saber que existe um Papai Noel da cor do irmão”. Ela e os filhos vão voltar para visitar Rubens este ano.

Sucesso na web

Rubens conta que ‘não é muito de internet’, mas sempre dá uma espiada sobre a repercussão. Mesmo sabendo que algumas pessoas criticam com argumentos racistas, ele prefere focar no carinho que recebe.

“Esses dias vi que uma foto tinha mais de sete mil pessoas compartilhando. É legal demais receber o carinho do pessoal. É bem um reflexo de como eu sou, para cima”, diz.

 

Apesar de relatar nunca ter sofrido preconceito, Rubens reforça a importância de que exista representatividade e diversidade entre os estilos de Noéis.

“Minhas filhas não viram um Papai Noel negro, mas meus netos já viram. Isso [representatividade] é uma coisa nova que as crianças vão ter. Eu sempre penso na frase do [Martin] Luther King que diz que espera o dia que as pessoas não vão ser julgadas pela cor, vão ser julgadas pelo caráter. Isso é o principal, sempre”.

Rubens Campolino conta que de início estranho convite, mas aceitou ser Papai Noel negro — Foto: Julio Sonnewend/Vale Sul Shopping

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos entram em lista de atores afro-latinos da IndieWire

Aconteceu na surdina. Ao entrar em um debate pautado...

‘King Richard’: Will Smith é pai de Venus e Serena Williams em trailer de filme

Will Smith é Richard Williams, pai de Serena Williams e Venus Williams em King Richard -...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Jornalista baiano lança livro digital sobre cenário da música pop negra em Salvador

O e-book 'Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop...

para lembrar

Projeto Identidade clica artistas negros em papéis de ícones pop

Quando se fala que representatividade importa, é porque importa...

Como a Batekoo se tornou um forte movimento

O coletivo ganhou um episódio exclusivo da terceira temporada...

O problema não é o cacheado, é o crespo!

o desgaste na relação desenvolvida consigo mesmo é...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...
-+=