Pará agora tem lei que proíbe homenagens a pessoas que tenham praticado racismo

Enviado por / FonteG1

Projeto do deputado Carlos Bordalo (PT) foi sancionado e publicado no Diário Oficial do Estado.

Projeto de lei aprovado no Pará na sexta-feira (16) impede homenagens a pessoas que tenham praticado atos de racismo no estado.

De autoria do deputado Carlos Bordalo (PT), a nova lei foi sancionada pelo governador em exercício, Francisco Melo, o Chicão (MDB), e publicada no Diário Oficial do Estado.

Pelas redes sociais, Bordalo comemorou: “mais uma conquista na luta antirracista”.

Estabelecida pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a lei cita que “fica vedado, no âmbito da Administração Pública do Estado do Pará, direta e indireta, a concessão de homenagens a pessoas que tenham praticado atos de racismo”.

Na prática, fica proibido que pessoas que já tenham praticado racismo sejam homenageadas com nomes em logradouros públicos, de prédios estaduais, rodovias estaduais, locais públicos estaduais, edificação e instalações de bustos, estátuas, monumentos ou quais outros símbolos, em qualquer estabelecimento ou órgão público.

A proibição também se estende a pessoas que tenham sido condenadas com sentenças transitadas em julgado pela prática de crimes contra os direitos humanos e exploração do trabalho escravo, racismo e injúria racial.

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=