Pará: Educadores discutem diretrizes curriculares nas escolas

Dados revelados pela Pesquisa Nacional de Diversidade nas Escolas, realizada pelo Fórum Nacional de Diversidades, entre os anos de 2006 e 2009, apontam que, nas escolas brasileiras, 99,3% de alunos, professores e profissionais da educação têm atitudes discriminatórias. Os alvos preferidos são pessoas com deficiência, homossexuais e negros. Os dados foram debatidos nesta quarta-feira (9), durante a abertura do seminário de lançamento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana nas escolas. O seminário ocorreu no hotel Regente, em Belém.

Fonte: Agência Pará

A apresentação do plano foi coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e teve a participação de gestores da educação, professores e pesquisadores dos Estados da região Norte do país.

 

O documento prevê diretrizes e ações e define responsabilidades nas esferas municipal, estadual e federal, que visam tornar realidade a Lei 10639/03, que determina a inclusão em seus currículos do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. O plano também tem como objetivo o desenvolvimento de ações estratégicas como a formação de professores, desenvolvimento de pesquisas e produção de materiais didáticos e paradidáticos que valorizem, nacional e regionalmente, a cultura afro-brasileira e a diversidade, entre outras metas.

 

Para Leonor Araújo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, para transformar essa realidade, é preciso que a Lei 10639 chegue, de fato, às escolas brasileiras.

 

O plano foi elaborado pelo MEC, por meio de seis encontros regionais promovidos no ano passado. Além de Belém, outras três capitais serão sede de apresentações regionais do documento: Recife (PE), Campo Grande (MS) e Rio de Janeiro (RS).

 

No Pará, será responsabilidade do Estado apoiar as escolas para a implementação das leis, com ações como os Fóruns de Educação para Diversidade Etnicorracial, conselhos escolares, equipes pedagógicas, entre outros. “Esperamos que a sociedade aceite este plano como um instrumento que deve ser utilizado para que, de fato, seja implementada uma política de igualdade racial”, disse o coordenador de Promoção da Igualdade Racial (Copir) da Seduc, Hamilton Barreto, durante a abertura do evento.

 

O diretor de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania (Dedic) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Wilson Barroso, destacou a criação da diretoria da qual está à frente e da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (Copir) na Seduc, cursos de formação continuada, além do diálogo com os movimento sociais, como políticas públicas que têm como princípio o respeito às diferenças.

 

Participaram da mesa de abertura do seminário representantes do Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC).

 

 

 

+ sobre o tema

Conselho Tutelar e as Modificações proporcionadas pela lei n. 12.696/2012

Luiz Antonio Miguel Ferreira Com a vigência da Lei n....

Candidatos já podem consultar os locais onde farão as provas do Enem

Site disponibiliza locais de provas do Enem de 3...

Prouni já tem mais 184 mil estudantes inscritos

Até as 12 horas desta quinta-feira (17), primeiro dia...

para lembrar

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino...

SP: professor é preso suspeito de vender drogas a alunos

Um professor de português da rede pública de ensino...

Inscrição para vestibular das Fatecs começa nesta sexta

  As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de...

Salto para o Futuro discute impacto do racismo na educação

Considerando ser 2011, segundo a ONU, o Ano Internacional...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=