Para Lula, Brasil encontrou caminho para a geração de empregos

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou os dados de empregos formais criados nos últimos anos e afirmou que eles mostram que o Brasil “encontrou o caminho… da geração de empregos”.

 

“Porque nós estamos fazendo o que não acontecia desde 1975, quando entramos numa crise de desemprego no Brasil, de desativação das atividades econômicas no Brasil”, disse o presidente em seu programa semanal de rádio.

Na semana passada, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que foram criados em 2009 1,766 milhão de novos empregos formais, levando o total entre 2003 e 2010 a 13,9 milhões.

“Ao criarmos 14 milhões de empregos, a gente fica olhando a Europa e os Estados Unidos, que perderam, apenas em 2009, praticamente 16 milhões de postos de trabalho”, comparou Lula. “Finalmente, o Brasil vai se transformar numa grande economia.”

MERCOSUL

O presidente também elogiou os resultados da 39a Cúpula do Mercosul, realizada em San Juan, na Argentina, na semana passada, dizendo que foi “uma das melhores” das quais já participou.

Segundo o presidente, a aprovação do Código Aduaneiro do Mercosul e o fim da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC), entre outras medidas, serão importantes para melhorar o comércio do bloco.

“Nesses oito anos que eu participo do Mercosul, esta foi a reunião mais produtiva, me dando a impressão de que, pela primeira vez, todos nós tivemos consciência da verdadeira importância do fortalecimento do Mercosul”, afirmou.

Lula também destacou o encontro com a presidente da Argentina , Cristina Kirchner, dizendo que os dois países querem intensificar os esforços de cooperação para o uso pacífico da energia nuclear.

 

Fonte: JusBrasil

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

Os carteiros comunitários das favelas do Rio

Muitos moradores dos becos e vielas de favelas não...

Obama iguala Reagan em aprovação

Pesquisa indica que 68% dos americanos apoiam presidente dos...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento...

Apartheid sócio-político: O Grande Senhor da Casa Grande é “quase” preto.

Por Arísia Barros     Os cinco séculos do fértil território rodeado...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=