Por: Christina Lemos
Os petistas respiraram aliviados diante da pesquisa Vox Populi divulgada neste fim de semana, restabelecendo o empate entre Dilma Rousseff e José Serra nas intenções de voto para a presidência da República.
Segundo o instituto, a petista tem 31% das intenções de voto, contra 34% do tucano. Foi o que bastou para os porta-vozes do PT, inclusive o site do partido, alardearem que os novos números “desmentem” o Datafolha, cuja pesquisa divulgada no dia 27 provocou grande stress no comando da campanha de Dilma. Segundo o instituto, José Serra havia conquistado 9 pontos de dianteira, afastando-se da segunda colocada.
O resultado do Datafolha condicionou diversas decisões da última semana de Dilma como ministra, inclusive a preferência por Temer em detrimento de Henrique Meirelles como vice da ex-ministra. Tivessem os petistas convicção do empate entre sua candidata e o tucano, talvez o presidente do Banco Central não amanhecesse esta segunda-feira sentado na mesma cadeira que ocupou nos últimos sete anos.
Enquanto o PT faz alarde do “empate técnico” entre Dilma e Serra, o PSDB naturalmente aponta a dianteira de Serra, até aqui intocada, e sem grandes exposições do pré-candidato.
As pesquisas ao longo dos próximos cinco meses ainda provocarão muitos tropeços, soluços e ranger de dentes entre estrategistas de campanha dos dois lados. Toda precipitação será castigada.
Fonte: R7