Parada Gay: do arco-íris ao vermelho-sangue

A homossexualidade é condenada milenarmente em diversas civilizações que serviram de referência para o mundo ocidental. O alto grau de reprovação é notório nas rotulações empregadas a essa prática amorosa: vadiagem, doença, repulsa, abominação, insolência, descaramento, transgressão à natureza, sodomia, pecado nefando, frescura. Os homossexuais, sobretudo os do sexo masculino, amargaram os dissabores por ousarem amar pessoas do mesmo gênero: apedrejados, conforme versava a Lei Judaica; degolados desde 342 d.C. em toda cristandade por ordem do imperador Constantino; decapitados ou queimados vivos nas fogueiras da Inquisição durante toda a Idade Média; trucidados pelos nazistas nos campos de concentração.

Cotidianamente são repetidas frases do tipo: “Viado tem mais é que morrer!”. Não é de hoje que tal sentença é empregada. Há mais de 4 mil anos, desde o Antigo Testamento, Javé já havia decretado pena de morte por apedrejamento ao homem que dormir com outro homem como se fosse mulher: “o homem que dormir com outro homem, como se fosse mulher, deve ser apedrejado”.

No Brasil, durante o Período Colonial, eram previstas leis que puniam severamente os chamados sodomitas. A pena incluía confisco de bens, encarceramento nas masmorras, açoite em praça pública e outros tipos de violência desenfreada.

Mas os descalabros não cessaram nesse período, invadiram o Império, prosseguiram durante a instauração da República e continuam a manchar a história brasileira de vermelho-sangue, mesmo após o estabelecimento do intocável Estado Democrático de Direito. Um relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) aponta que, em 2014, 326 lésbicas, gays, bissexuais e travestis foram mortos no Brasil, legando ao país o título de campeão mundial de assassinatos contra homossexuais.

Em meados do século XIX, na esteira dos ideais libertários do Código Napoleônico, a sodomia foi descriminalizada. Em 1897 surge na Alemanha o primeiro grupo em defesa da cidadania dos homossexuais. Mas o dia 29 de junho de 1969 marca uma virada na luta dos homossexuais. Cansados dos insultos e das frequentes abordagens truculentas da polícia, gays e travestis se revoltaram e partiram para o confronto aberto com policiais em um bar na cidade de Nova York (EUA). O episódio ficou conhecido como Revolta de Stonewall, e o dia 28 de junho se internacionalizou como o “Dia do Orgulho Gay”.

A luta no Brasil ganha destaque no final de 1970, quando surgem os primeiros movimentos de libertação dos homossexuais brasileiros, como o Somos – Grupo de Afirmação Homossexual, de São Paulo, e o Grupo Gay, da Bahia.

A necessidade de visibilizar a luta dos gays no Brasil abre caminho para um dos elementos distintivos da fase atual do movimento LGBT: as Paradas do Orgulho LGBT que acontecem em diversas cidades de todos os Estados. São Paulo, por exemplo, que sedia a maior delas, realizou a 20ª edição do evento em 2016, congregando aproximadamente 2 milhões de participantes, que lotaram uma das principais avenidas da cidade.

O movimento LGBT vem ganhando espaço no Brasil. Todavia, ainda há um longo caminho pela frente. Por trás dos trios elétricos e do arco-íris estampado nas bandeiras, existe um vermelho-sangue representado pelas dezenas de homossexuais assassinados nos diferentes rincões desse país. A purpurina reluz nas Paradas do Orgulho LGBT, mas o escárnio, o achincalhe, o abandono familiar e a violência mutilam a cidadania de milhares de homossexuais cotidianamente sem que ninguém se comova.

O escritor Ernest Gaines disparou a seguinte pergunta: “Por que é que, culturalmente, nós nos sentimos mais confortáveis vendo dois homens segurando armas do que dando as mãos?”. Cabe outra indagação, caro leitor: Até quando permitiremos que a violência seja mais importante que o amor?

*Luis Gustavo Reis é professor de História do Cursinho da Poli.

Matheus Campos (Assessor de Imprensa do Cursinho da Poli)

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Breves considerações: é possível pensar?

A causalidade e as mudanças que atravessam o olhar...

A Sociedade Protetora dos Desvalidos e a Resistência Negra no Brasil

Neste 16 de setembro de 2020, dia dedicado à...

Afro Turismo

Viajar é uma oportunidade de experimentar culturas e conhecer...

Notas para uma nova geração de políticas antirracistas

Entre 2003 e 2016, o Brasil conheceu sua primeira...

para lembrar

Pelo fim do Sexismo, da homofobia e intolerância religiosa nas Escolas brasileiras

O Plano Nacional de Educação (PNE) acaba de ser...

Jovem é agredido e queimado vivo em ritual de ‘purificação de gays’ em BH

Um jovem gay de 19 anos foi brutalmente torturado em...

Homem acusado de matar filho no Rio por ser ‘afeminado’ vai a júri popular

Alexandre Soeiro foi preso em fevereiro, por matar o...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...

ONG contabiliza 257 mortes violentas de LGBTQIA+ em 2023

Em todo o ano passado, 257 pessoas LGBTQIA+ tiveram morte violenta no Brasil. Isso significa que, a cada 34 horas, uma pessoa LGBTQIA+ perdeu...

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...
-+=