Parceria entre Avon e FGV cria disciplina inédita sobre gênero nas empresas

Com a proposta de aproximar o discurso da prática, a Avon e a Fundação Getulio Vargas (FGV) elaboraram uma disciplina sobre a questão de gênero nas organizações. A ideia é formar os alunos em temas como mercado de trabalho e gestão de pessoas nas empresas levando-se em conta as diferenças entre homens e mulheres.

da Folha de S.Paulo 

É a primeira disciplina com essa temática oferecida para uma graduação em administração no Brasil. Segundo Alessandra Ginante, vice-presidente de recursos humanos da Avon, a ideia é fazer parcerias na mesma linha com outras faculdades.

A parceria entre a Avon e a faculdade já tem cerca de dois anos, mas essa é a ação mais madura, avalia Ginante, que participará da abertura da primeira aula. Também estão previstas, ao longo do curso, as participações do grupo de mulheres da Goldman Sachs, da jornalista Sabine Righetti (blogueira da Folha), de representantes do Women Corporate Directors, grupo global de executivas, ede presidentes de empresas brasileiras, como Claudia Sender, da TAM.

Cláudia Sender, presidente da TAM, durante anúncio da parceria entre a empresa e as Olimpíadas do Rio 2016
Cláudia Sender, presidente da TAM, durante anúncio da parceria entre a empresa e as Olimpíadas do Rio 2016

Para não ser um “muro das lamentações”, os estudantes deverão apresentar um trabalho final com propostas para combater os problemas identificados nas aulas. “Qual a sua recomendação pra encurtar esses 80 anos para ter efetiva igualdade de gênero? O que você sugere de concreto pras empresas, ou de políticas públicas para o governo?”, explica Ginante.

Os autores dos projetos serão premiados com uma viagem ao centro de pesquisas da Avon, nos Estados Unidos.

Nesta primeira experiência, o curso é eletivo (os alunos podem escolher fazê-la ou não) e aberto para estudantes de administração de empresas e administração pública da unidade da FGV de São Paulo.

Para a professora responsável será Maria José Tonelli, que foi vice-diretora da faculdade por oito anos, apesar do tema não ser novo, ele passa atualmente por um renascimento em razão do crescente interesse por jovens.

De acordo com relatório recente publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ritmo atual de avanço atual, a igualdade de gênero será atingida no mundo apenas em 2095.

+ sobre o tema

A campanha #meuamigosecreto viralizou e a casa do machismo virtual caiu

A hashtag #meuamigosecreto constituiu-se como movimento internáutico divertido e criativo. Primou...

Comentário sexista faz Kátia Abreu jogar vinho na cara de Serra

Senador tucano entrou na conversa sem ser convidado durante...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Mídias independentes, gênero e sexualidade

No sábado passado, dia 22 de agosto de 2015,...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Minha decepção com o machismo do Dalai. Por Nathalí Macedo

Cresci ouvindo falar das citações famosas de Dalai Lama....
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=