Parcerias

As parcerias de Geledés com outras organizações

As parcerias de Geledés com outras organizações

Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) – foi fundada em setembro de 2002, sendo atualmente constituída por 27 entidades de todas as regiões do Brasil. AMNB foi criada com o objetivo inicial de contribuir para o protagonismo das mulheres negras durante o processo de realização da III Conferência Mundial Contra o Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas (CMR), na África do Sul, em 2002.

Na revisão de seus objetivos empreendida no período após a III CMR, as integrantes da AMNB redefiniram seu caminho de atuação, assumindo a tarefa de advocacy no terreno das políticas públicas nacionais, de modo a introduzir a perspectiva da igualdade racial e de gênero nos diferentes programas de ação governamentais, nos diferentes níveis da administração pública.

Tem pautado sua atuação na elaboração de novos conceitos de desenvolvimento e de desenvolvimento econômico, na perspectiva de um modelo de desenvolvimento inclusivo, centrado nos direitos, na proteção, na promoção, na geração de oportunidades, na igualdade de tratamento na vida e no mundo do trabalho, na cidade e no campo, o respeito à diversidade humana, sem racismo, sem sexismo, sem lesbofobia e sem classismo.

Ao longo dos seus seis anos de atuação, a AMNB tem se destacado como interlocutora tanto de governos, quanto da sociedade civil e de agências multilaterais e internacionais, em temas relativos aos interesses das mulheres, adolescentes e meninas negras nas diferentes esferas. Ao mesmo tempo em que tem buscado alternativas de fortalecimento interno e da atuação política e institucional das mulheres negras, vem realizando periodicamente atividades de formação, de análise política e da produção de conteúdos.


Red de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y dela Diáspora
 – É um espaço autônomo, de articulação política e incidência para a defesa dos direitos e o desenvolvimento humano das mulheres afrolatinoamericanas, afrocaribenhas e da diáspora. Prioriza a construção de novas alianças para transformar as sociedades em que vivemos. Está presente em 24 países da Região e pertence a mais de 150 organizações. Sua missão é fortalecer a Rede como um instrumento de articulação para a participação das mulheres afro-latinoamericanas, afro-caribenhas e da diáspora na luta contra o racismo, a discriminação racial, o sexismo e a pobreza. Tem sua sede executiva em Manágua, Nicarágua. Geledés participa dessa Red integrando o seu Grupo de Enlace.

Rede Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo – Em 2005, 1000 mulheres foram indicadas coletivamente para o Prêmio Nobel da Paz. O prêmio não foi dado às mulheres, entretanto, o time das coordenadoras globais, presentes desde a iniciativa, decidiu continuar com o trabalho. Desta forma, a rede global de trabalho Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, foi criada com o objetivo de tornar o trabalho das 1000 mulheres indicadas ao Prêmio Nobel mais visível.

Quando as 1000 mulheres foram indicadas para o Prêmio Nobel da Paz, sempre esteve claro de que elas estariam representando milhares de mulheres construtoras da paz por todo o mundo.

Através da construção de um trabalho em rede forte e global de mulheres construtoras da paz, a Rede de Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo pretende criar uma plataforma onde o conhecimento e as capacidades das mulheres da paz, possam sistematicamente ser oferecidas a outras partes interessadas.

Diálogos contra o Racismo – Essa é uma iniciativa que foi criada após a Conferência de Durban, por organizações da sociedade civil que tem se constituído num espaço de intervenções públicas e diálogo com a sociedade em geral sobre as violações de direitos humanos por racismo. Visa a mudança de atitudes e comportamentos discriminatórios pela divulgação ativa de informações consistentes sobre o racismo, nos meios de comunicação (jornais, TVs, sites, blogs etc.) e através de campanhas de divulgação em diferentes espaços de movimentos sociais, escolas, etc…

www.dialogoscontraoracismo.org.br

GPN – é um coletivo de dirigentes de nove organizações brasileiras de cidadania ativa, que tem se encontrado nos últimos dois anos para compartilhar seus sonhos, buscas, análises e dúvidas diante dos novos desafios, das responsabilidades e das possibilidades das organizações não-governamentais para continuar com sua missão de contribuir na construção de sociedades mais justas e sustentáveis, o papel da cooperação internacional e a projeção de novas bases de sustentabilidade política e financeira das organizações não-governamentais brasileiras. Integram o GPN: Geledés – Ibase, Fase, Ação Educativa, INESC, CECIP, Instituto Luiz Freire, SOS Corpo, Instituto Polis.

 Rede Esporte pela Mudança Social (SSCN – Sports Social Change Network) é uma iniciativa mundial, cujo objetivo é o reconhecimento e a promoção do esporte como ferramenta essencial para promoção do desenvolvimento social. As iniciativas da Rede Esporte pela Mudança Social abrangem a capacitação de organizações locais; o aumento de número de programas de esporte e desenvolvimento; o apoio a experiências inovadoras que demonstrem como o esporte pode ser uma estratégia efetiva para o desenvolvimento social. Este movimento tem sido apoiado mundialmente pela Nike e conta com a CARE Internacional e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como instituições facilitadoras na África e no Brasil, respectivamente. Fazem parte desta rede vários atletas brasileiros renomados. A participação de Geledés nesse processo consiste em contribuir com os temas de gênero e raça, e suas intercessões no esporte e sediar as reuniões e outras iniciativas dessa Rede.


Organizações que compõem a REMS

Associação Esportiva Janeth Arcain
Atletas pela Cidadania
Bem TV
CECIP
Companheiros das Américas/ Programa Vencer
Comunitas/Rede Jovem
CUFA – Rio de Janeiro
EPROCAD
Esporte Clube Cidadão/ACM/Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão
Fundação Cafu
Fundação Edmilson
Fundação Gol de Letra
Fundo Ângela Borba
Geledés – Instituto da Mulher Negra
Instituto Bola pra Frente
Instituto Esporte Educação
Instituto Fernanda Keller
Instituto Guga Kuerten
Instituto Joaquim Cruz
Instituto Passe de Mágica
Instituto Rumo Náutico
Instituto Sou da Paz
Luta pela Paz
Movimento Hip Hop Organizado do Brasil (MH2O)
OCAS
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Promundo
Team Chicago Brasil
Universidade Solidária

 

Fotos: Divulgação

-+=
Sair da versão mobile