Parece que quem não quer morrer é comunista, diz Kalil sobre pandemia

Enviado por / FonteDo UOL

Ex-presidente do Atlético Mineiro e prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) tem uma visão pessimista em relação á pandemia do novo coronavírus. “Não vamos sair melhores dessa situação. Ninguém se comove em ver corpo jogado em vala. Quase 1.000 famílias perdendo gente por dia e ainda tem sujeito preocupado em abrir comércio”, diz ele em entrevista ao El País.

A capital mineira lida com situação relativamente estável no sistema de saúde público. Enquanto São Paulo e Rio de Janeiro veem uma iminente lotação dos leitos de UTI e de enfermaria por conta dos contaminados com a covid-19, BH tem 49% dos leitos intensivos ocupados. Já os leitos comuns estão com 70% da capacidade livre.

Para Kalil, ter agido rápido (BH foi uma das primeiras capitais a estabelecer medidas de restrição) foi fundamental para conter o avanço do vírus.

“Na pandemia, a palavra final é dos cientistas. O que eles mandam fazer, eu faço. Como não sou médico nem infectologista, sigo a cartilha e apenas entrego o dinheiro para executarem a parte social e de saúde”, afirma.

Ele faz críticas ao que chama de “politização” da pandemia e lamenta que o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tenha refletido em uma espécie de demonização dos prefeitos e governadores.

“A fala de um presidente é muito importante. Se tivéssemos uma liderança federal forte, o combate à pandemia seria bem melhor. Imagine se [João] Doria e Wilson [Witzel] não tivessem parado São Paulo e Rio? O Brasil já teria uns 50.000 mortos.”

Fica parecendo que quem não quer morrer é comunista. E quem quer morrer, mas protesta em caminhonete cabine dupla, é de direita. Enquanto isso, a gente vê cidade que não tem um respirador sequer abrindo o comércio.

Kalil afirma ainda que não conseguiu apoio do governador Romeu Zema (NOVO), com quem tem uma relação conflituosa e é aliado de Bolsonaro. “Zero apoio. O Estado está quebrado.”, completou Kalil.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

Bresser Pereira lamenta: o Brasil enlouqueceu

Fundador do PSDB, economista e ex-ministro dos governos Sarney...

para lembrar

Como a necropolítica e o coronavírus condenam o sistema carcerário

As políticas voltadas ao sistema carcerário são essenciais para...

Mulheres em isolamento: quando a própria casa é o espaço inseguro

A Justiça do RJ já registrou um aumento de...

Coronavírus: Racismo impede que alguns negros usem máscaras feitas em casa

A pandemia do novo coronavírus tem levado muitas pessoas...

Morreu Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

Morreu Sarah Maldoror, que ajudou a fazer renascer o...

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...

Nova ferramenta fortalece a valorização das ONGs no Brasil

Já faz muito tempo que as entidades sem fins lucrativos vêm ganhando relevância entre os protagonistas que conduzem o destino do nosso país. Entretanto, foi a...
-+=