Parece que quem não quer morrer é comunista, diz Kalil sobre pandemia

Enviado por / FonteDo UOL

Ex-presidente do Atlético Mineiro e prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) tem uma visão pessimista em relação á pandemia do novo coronavírus. “Não vamos sair melhores dessa situação. Ninguém se comove em ver corpo jogado em vala. Quase 1.000 famílias perdendo gente por dia e ainda tem sujeito preocupado em abrir comércio”, diz ele em entrevista ao El País.

A capital mineira lida com situação relativamente estável no sistema de saúde público. Enquanto São Paulo e Rio de Janeiro veem uma iminente lotação dos leitos de UTI e de enfermaria por conta dos contaminados com a covid-19, BH tem 49% dos leitos intensivos ocupados. Já os leitos comuns estão com 70% da capacidade livre.

Para Kalil, ter agido rápido (BH foi uma das primeiras capitais a estabelecer medidas de restrição) foi fundamental para conter o avanço do vírus.

“Na pandemia, a palavra final é dos cientistas. O que eles mandam fazer, eu faço. Como não sou médico nem infectologista, sigo a cartilha e apenas entrego o dinheiro para executarem a parte social e de saúde”, afirma.

Ele faz críticas ao que chama de “politização” da pandemia e lamenta que o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tenha refletido em uma espécie de demonização dos prefeitos e governadores.

“A fala de um presidente é muito importante. Se tivéssemos uma liderança federal forte, o combate à pandemia seria bem melhor. Imagine se [João] Doria e Wilson [Witzel] não tivessem parado São Paulo e Rio? O Brasil já teria uns 50.000 mortos.”

Fica parecendo que quem não quer morrer é comunista. E quem quer morrer, mas protesta em caminhonete cabine dupla, é de direita. Enquanto isso, a gente vê cidade que não tem um respirador sequer abrindo o comércio.

Kalil afirma ainda que não conseguiu apoio do governador Romeu Zema (NOVO), com quem tem uma relação conflituosa e é aliado de Bolsonaro. “Zero apoio. O Estado está quebrado.”, completou Kalil.

+ sobre o tema

12 milhões de crianças e jovens não têm acesso adequado a esgoto no Brasil

Aproveitando a aproximação do Dia das Crianças, comemorado no sábado...

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para...

Saiba quem são os 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024

Os moradores de São Paulo elegeram 55 vereadores neste...

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

para lembrar

Mesmo com eleições, técnicos dizem que economia será tranquila em 2010

O ano de 2010 deverá ser bem tranquilo do...

Caso “Sexo e as Nêgas” – Após carta de repúdio, coordenadora é afastada de faculdade

Dois dias após publicar texto repudiando convite feito pela reitoria a...

Juventudes do Agora: proposta pretende tirar o Plano Nacional de Juventude do papel e fazer história no Brasil

Sem nunca ter implementado uma política que desse condições...

Mino Carta e a Herança da Casa Grande

Não quero que os ricos chorem, dizia o líder...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas eletrônicas nas eleições municipais em todo o país — para quem não precisa voltar e mesmo...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer às urnas e eleger seus prefeitos e vereadores. Cerca de 400 mil candidatos, sendo 13.997...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio de Janeiro, que costuma estar nos noticiários com cenas...
-+=