Parentes de vítimas da violência são recebidos por procurador-geral de Justiça

Grupo promoveu o ato “Acorda MP”, em frente à instituição

Do O Globo

Parentes de vítimas da violência foram recebidos nesta quarta-feira no Ministério Público estadual, após a realização de um ato em frente à instituição, para protestar contra a demora de atuação do órgão e cobrar a responsabilidade de policiais em assassinatos ocorridos em favelas e no subúrbio da cidade. A manifestação, denominada “Acorda MP”, foi organizada pela Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência e tinha como objetivo chamar a atenção das autoridades para crimes cometidos no mês de abril, nos últimos anos. A maioria dos casos lembrados ainda está sem solução.

O grupo foi recebido pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e por representantes das áreas criminal e de direitos humanos. Os manifestantes entregaram uma carta ao MP, listando outros crimes, entre eles alguns que ainda estão parados nas delegacias de Homicídio.

Segundo o MP, Gussem se solidarizou com os parentes das vítimas e determinou o encaminhamento dos casos relatados às promotorias de Justiça com atribuição. Ao grupo, disse que o MPRJ vem fortalecendo suas estruturas voltadas para a atividade fim, mesmo diante da crise: “Vamos perseguir os responsáveis e as autoridades que foram negligentes e tomar as medidas cabíveis”.

Também presente ao encontro, a assessora de Direitos Humanos e Minorias, Eliane de Lima Pereira, garantiu que o MPRJ está atento à gravidade dos fatos apresentados. Segundo a promotora de Justiça, “é claro o posicionamento da chefia institucional no combate às violações recentes, aliado a um esforço de fortalecimento dos órgãos de execução para que efetivamente possam ser cobrados e demonstrar os resultados esperados pela sociedade”.

Após o encontro, 44 parentes de vítimas da violência foram recebido pela procuradora Viviane Tavares, pela promotora Eliane de Lima Pereira e pelo promotor Luiz Fernando Rabelo, subcoordenador do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp). Cada parente pôde relatar a sua história.

Os membros do MPRJ explicaram o papel da instituição e do Gaesp para investigar os casos. Eles se comprometeram a receber nas próximas semanas cada um dos parentes presentes para analisar individualmente seus casos, além de tomar todas as medidas necessárias para punir os criminosos.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso Marielle

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso...

Grafites de Marielle e Maria da Penha são alvos de ataques de vândalos no Rio

Dois grafites da vereadora Marielle Franco (PSOL) e um...

Justiça absolve policiais acusados de tortura e morte de Amarildo

A 8ª Câmara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro absolveu ontem (13)...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=