Paris vai ter espaço público em homenagem a Marielle Franco

Enviado por / FonteDa Revista Fórum

A ex-vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro, será homenageada em Paris. O Conselho Municipal da capital francesa aprovou, nesta segunda-feira (1), uma moção de intenção para dar o nome de Marielle a um espaço público na cidade. O anúncio foi feito pelo coletivo Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED.Br).

Conforme informou o coletivo, a decisão dos conselheiros foi unânime. A moção foi apresentada por políticos de esquerda, mas ganhou os votos da oposição de direita. Pelo Twitter, o grupo de vereadores socialistas comemorou a decisão, ressaltando que Marielle era uma “vereadora engajada na luta contra o racismo, a homofobia e as violências policiais”.

O próximo passo será encontrar um local, que pode ser uma rua, praça ou passagem pública, para receber o nome de Marielle.

“É uma homenagem à Marielle, mas também uma forma de apoiar a luta contemporânea contra a violência e a opressão antidemocrática em todo o mundo”, afirmou o coletivo RED.Br.

Apoio

Logo que a proposta foi lançada, recebeu o apoio da prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo, que encampou o projeto.

“Paris é o local onde esta primeira placa deve ser instalada, em razão de sua visibilidade e dos valores que representa. (…) Marielle lutava no cotidiano por uma cidade aberta, diversa e inclusiva e, por isso, pedimos que uma rua seja nomeada em sua homenagem”, disse a carta aberta do coletivo, encaminhada à prefeitura de Paris.

“Dar seu nome a uma rua é um ato simbólico forte, de acordo com a vontade da prefeitura de Paris dos últimos anos de honrar a memória de mulheres ilustres e corajosas, representantes de minorias e combatentes dos direitos humanos”, completou o documento.

Com informações do site rfi

Mais sobre Marielle Franco

+ sobre o tema

Ataques levam Finlândia a oferecer aulas a imigrantes sobre como tratar mulheres

Preocupado com o aumento de abusos, o governo finlandês...

Mulheres negras nas eleições

Neste ano de eleição, somente 9,24% dos 25.366 candidatos...

Teresa do Quariterê (Teresa de Benguela)

Aqui em nosso país, seguindo a tradição do protagonismo...

para lembrar

Hiperssexualização do corpo negro masculino

Enviado para o Portal Geledes por Caio Cesar dos Santos Minha...

No Dia Internacional da Mulher, minha homenagem é admitir meu machismo

Hoje muitos de nós homens prestaremos homenagens pelo Dia...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=