Marielle Franco e as fake news

No dia 14 de março de 2018 o país e o mundo foram tomados pelas notícias que anunciavam a morte da vereadora carioca Marielle Franco. Muitas pessoas não sabiam quem era ela, mas saber que ela tinha morrido era e é uma percepção comum. Alguns se questionavam o porquê de uma mulher tão socialmente proativa não ter tido em vida sua imagem pautada de forma merecedora na mídia. Outros só assistiam a recente tragédia e posteriormente desligavam suas televisões a fim de dormir e descansar contra outro e outros dias corridos.

É importante ressaltar que não eram apenas as pessoas “comuns” que não tinham conhecimento acerca de Marielle, muitas pessoas inseridas no mundo da comunicação, como jornalistas também não a conheciam. E como jornalistas, perceber esse apagamento midiático de pessoas que tornam a sociedade melhor é um grande avanço para discutir empecilhos que ainda circundam nossa profissão.

O inciso II do Art. 2º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, declara que “a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público”. É pelo código de ética que nossa profissão deve ser pautada, e é pelo fato contrário que percebemos a grande desvalorização da profissão no mercado de trabalho. No caso da morte da mulher, feminista, socióloga e vereadora Marielle Franco não foi diferente. Não só seu apagamento midiático enquanto viva, como também as notícias falsas ou chamadas fake news que surgiram após a sua morte representam a urgência de se discutir e pautar o código de ética e a regulamentação midiática no Brasil.

Marielle era Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), e para além de discussões políticas maniqueístas, Marielle era uma mulher negra, lésbica e que lutou contra as mais variadas injustiças que atingiam seus semelhantes de vivência. Em sua estadia de um ano e três meses como vereadora, ela apresentou 16 Projetos de Lei, tendo dois aprovados. Um deles foi o Projeto de Lei 0265/2017, nomeado Lei das Casas de Parto, o qual tem por objetivo estimular a criação de casas de parto, que além de contribuir para a saúde da mãe e do bebê, amenizam as sobrecargas das maternidades de grande porte.

Analisando os Projetos de Lei da Vereadora, percebe-se que as minorias sociais eram sua pauta. Mas só quem conhecia ou agora conhece a história de Marielle pode rebater ou abraçar as milhares de publicações que saem sobre ela nas redes sociais. Quem conhece sua história, como também quem possui as habilidades técnicas e teóricas para revidar as fake news, como os comunicólogos, por exemplo. O restante da sociedade fica a mercê da avalanche de notícias sem procedência e com interesses particulares.

As pessoas que criam e disseminam notícias falsas possuem, para além do ódio a uma classe, interesses particulares. E, indo de encontro aos deveres pregados no Inciso V do Art. 7º do Código de Ética dos Jornalistas, o qual diz que “o jornalista não pode usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime”, o caso de Marielle nos mostrou o quão urgente e abrangente deve ser a discussão sobre o combate as fake news na sociedade.

De acordo com um estudo do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) a notícia mais compartilhada sobre a morte de Marielle é uma fake news. A situação começou com algumas postagens publicadas pelo site Ceticismo Político, as quais afirmavam que Marielle era casada com o traficante Marcinho VP, que havia sido eleita pelo Comando Vermelho e que também tinha engravidado aos 16 anos. Logo após o referido site ter publicado as notícias sobre a vereadora, a página do Movimento Brasil Livre (MBL) no facebook compartilhou as fake news. chegando a gerar um alcance de mais de 360 mil compartilhamentos.

O engajamento do MBL para com as fake news publicadas pelo site ceticismo político não foram em vão. A parceria entre eles já era algo perceptível pelo engajamento e compartilhamento de várias outras publicações anteriores, e as atitudes fraudulentas que revelam os interesses políticos do MBL também não são novidades. O movimento que surgiu com o intuito de acabar com a corrupção no Brasil, é alvo de vários processos que envolvem corrupção, e mais uma vez aparece ligado a atitudes criminosas, desta vez com notícias falsas.

O objetivo das publicações que foram criadas pelo site Ceticismo Político e disseminadas pelo MBL é unicamente político. É esperado do MBL ou de outros vários que os apoiam, desvalorizar uma mulher, negra, lésbica, de movimentos ditos de esquerda. Desvalorizar a imagem de Marielle é algo positivo para pessoas que preenchem o discurso político com ódio e superficialidade. E para além dessa necessidade de alguns por disseminar ódio, há os interesses políticos de outros. O MBL não impulsionou as publicações em vão, por trás da figura de Marielle há todo um sistema político polarizado, que inclui a direita e a esquerda. E é neste ano de eleições que os interesses políticos e as fake news emergem.

Neste caso que envolve Marielle, apesar dos milhares de compartilhamentos nas redes sociais, notou-se que os principais portais jornalísticos pautaram de forma crítica as fake news. Porém, para além do meio jornalístico, combater as notícias falsas é um papel de todos, pois estas são grandes influenciadoras políticas, e quando disseminadas podem causar grandes estragos na vida de pessoas e de modo geral na Democracia.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=