Participe da pesquisa sobre experiência na cobertura jornalística do projeto político de mulheres negras

A pesquisa busca compreender como os profissionais da imprensa têm realizado seus trabalhos sobre a participação de mulheres negras na política institucional no Brasil

O movimento Mulheres Negras Decidem em parceria com a Revista Afirmativa convida a todos os jornalistas do Brasil a participarem da pesquisa “Experiência na cobertura jornalística do projeto político de mulheres negras”. O formulário fica aberto até o dia 27 de maio.

A pesquisa é sigilosa e busca recolher informações sobre como os profissionais da imprensa têm abordado, compreendido e narrado a participação de mulheres negras que ocupam ou ocuparam a política institucional no Brasil nos últimos anos.

O resultado da pesquisa vai subsidiar a construção da cartilha “Mensageiras Confiáveis – um guia para cobertura do projeto político de mulheres negras”, que reúne uma série de textos críticos que analisam de maneira aprofundada o percurso histórico da arquitetura política brasileira sob a ótica do movimento de mulheres negras, evidenciando como as estruturas de poder e os processos institucionais moldaram a sociedade ao longo do tempo, além de apontar caminhos para a construção de práticas jornalísticas qualificadas.

De acordo com Adriane Primo, Coordenadora de Comunicação do Mulheres Negras Decidem, o guia será uma ferramenta importante para que os jornalistas se preparem mais adequadamente às mudanças do cenário político. “Cada vez mais mulheres negras estão ocupando os espaços de poder e decisão na política institucional, e isso requer uma virada semiótica dos profissionais de comunicação, em especial os jornalistas, porque é uma profissão que tonifica o processo de avanço social que está em curso”.

Divulgação

Já para Alane Reis, Coordenadora Executiva da Revista Afirmativa, conhecer a história da participação política das mulheres negras e o papel da mídia negra ao longo do tempo em relação à produção de narrativas sobre política fortalece a atuação de jornalistas comprometidos com a defesa da democracia. “O Guia trará uma perspectiva histórica e contemporânea sobre como a comunicação, em especial o jornalismo, vem sendo uma importante estratégia de luta política. Além disso, pretende apoiar profissionais da comunicação a qualificar suas abordagens na cobertura de fatos e fenômenos sociais sobre mulheres negras na política institucional”.

A cartilha será lançada ainda este ano e conta com apoio do Instituto Ibirapitanga.


+ sobre o tema

Mulheres têm rendimento 21% inferior ao dos homens, mostra pesquisa

Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos...

ONU Mulheres lança ação digital com youtubers negras para combater o racismo

O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, marcado...

A voz das Mulheres Negras neste domingo em Copacabana

Hoje, acontece em Copacabana a 'VIII Marcha das mulheres...

Eliane Marques: A delicadeza da poesia que se transforma em revolução

Ela escreve, faz poesia, e estudou muito para chegar...

para lembrar

A declaração de Maju sobre não querer filhos levanta um debate necessário

Maju Coutinho, apresentadora de meteorologia e jornalismo da TV...

Violência contra a mulher não é só dar porrada

Muitas mulheres são vítimas de violência doméstica, preconceito no...

Pra começar: ressignificando as nossas vivências

Cidinha da Silva. Pra começar: melhores crônicas de Cidinha da...

05/08 – Ato show celebra os 5 anos da Lei Maria da Penha

Há cinco anos foi sancionada a Lei 11.340/06, conhecida...
spot_imgspot_img

LGBTQIA+ reivindicam saúde especializada para longevidade com orgulho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula que um em cada dez brasileiros já chegou aos 65 anos, e que a expectativa...

Câmara aprova criação do Dia Marielle Franco em 14 de março

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa segunda-feira (26), o projeto de Lei (PL) 6366/2019 que institui o Dia Nacional das Defensoras e Defensores de Direitos...

Lei obriga condomínios a denunciar violência doméstica no Rio

Casos de violência doméstica contra mulheres, crianças, idosos e até contra animais cometidos em casas, apartamento ou em áreas comuns de condomínios residenciais e...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.