Passista recebe proposta de programa e dispara: ‘Não confunda entretenimento com prostituição’

Uma das beldades cariocas mais requisitadas para shows de samba, que tem no currículo inclusive apresentações no exterior, a mulata Janaína Azevedo acordou nesta quinta-feira, 18, com uma proposta indecente que recebeu através do WhatsApp. Após dois meses negociando com um homem, através do aplicativo, a participação em um evento na cidade de Macaé, cidade litorânea do Norte fluminense, localizada a 180km da capital, a passista foi surpreendida com o questionamento sobre o valor que cobraria para passar a noite com o sujeito, que havia se apresentado como organizador do evento.

Do Sambarazzo

Janaína não perdeu tempo e publicou em seu perfil do Facebook a troca de mensagens pelo “zap”, ressaltando que não é a primeira vez que passa por situação desse tipo:

Em seguida, na mesma postagem, a passista-show publicou alguns “prints” das mensagens que trocou com o “possível contratante”, incluindo o momento em que ele pergunta quanto ela cobraria para fazer um programa:

janaina-combinação-1

janaina-combinação-2

“Acontece com quem se apresenta em qualquer tipo de dança”, afirma Janaína

Janaína, que é profissional de dança há 20 anos, com registro no Ministério do Trabalho, morou 10 anos na Itália e diz que no exterior esse tipo de proposta também acontece com frequência.

– A diferença é que o estrangeiro é mais sutil, mais educado na abordagem, mas, infelizmente, eles também confundem as coisas. Antigamente, eu ficava furiosa, xingava, batia boca. Coisas desse tipo estragavam meu dia. Hoje, com a experiência de vida, já não perco meu tempo. E esse tipo de proposta não é só quem trabalha com samba que recebe. Acontece com quem se apresenta em qualquer tipo de dança – revela Janaína, que está com a agenda repleta de shows desde os dias que antecederam a Rio 2016 e que se apresentou em um vento que teve a presença do corredor mais famoso da atualidade Usain Bolt, medalhista olímpico em Londres e na olimpíada carioca.

No ano passado, um grupo de passistas entrevistadas pelo Sambarazzo denunciou casos de assédio sexual e propostas como a que Janaína expôs através da rede social. As profissionais, que também possuem um currículo marcado por shows ao redor do mundo, relataram situações constrangedoras que viveram dentro e fora do Brasil.

Leia também

Passistas femininas: resistência e autoestima da mulher negra

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Estrela do Carnaval, ex-passista Maria Lata D’Água morre aos 90 anos em Cachoeira Paulista, SP

A ex-passista Maria Mercedes Chaves Roy – a ‘Maria Lata D’Água’ – morreu na noite dessa sexta-feira (23), em Cachoeira Paulista, no interior de São...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=