Pastor evangélico que destruiu imagens de matriz africana é autuado por intolerância religiosa

Daniel Martins Francisco aparece em um vídeo destruindo as peças, que ele chama de ‘demônios’. Desde julho, já são 32 casos de intolerância no estado, segundo secretaria de Direitos Humanos.

no G1

Um pastor evangélico de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi autuado por discriminação religiosa após publicar nas redes sociais um vídeo em que aparece quebrando imagens relacionadas a divindades afrobrasileiras – que ele chama de demônios. As gravações foram entregues à polícia pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI), após uma denúncia.

Agentes da 58ª DP (Posse) identificaram como Daniel Martins Francisco o pastor que aparece no vídeo. Na gravação, feita em 29 de agosto, no bairro Jardim Paraíso, o pastor está acompanhado de outras três pessoas. As peças destruídas seriam de uma filha de santo que teria se tornado evangélica.

“Não acredito que verdadeiros pastores incitem a violência e o ódio entre religiões. Quem faz isso é um fanático, não é um cristão. Identificar e punir os autores deste crime é essencial para que outros intolerantes vejam que delitos como estes não fiquem impunes”, diz o secretário de Direitos Humanos, Átila A. Nunes.

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos contabiliza 32 casos de intolerância religiosa desde julho, dos quais oito ocorridas em Nova Iguaçu. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Combate ao Preconceito (2334-9551), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

+ sobre o tema

Jovem é reprovada em seleção de lojas Centauro por ser gordinha

Seleção da Centauro disse que a empresa procurava pessoas...

Passíveis de ações civil e criminal, racismo e homofobia são maiores queixas de consumidores

Constrangimento ao consumidor chegou ao terceiro lugar no ranking...

para lembrar

Intolerância Religiosa e 20 de Novembro dia da Consciência Negra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em...

“Mapa da Intolerância Religiosa 2011″, por Márcio Alexandre M. Gualberto

“Mapa da Intolerância Religiosa 2011″ O “Mapa da intolerância religiosa...

Merkel promete combater intolerância após passeata recorde contra Islã

BERLIM (Reuters) - Um dia depois de manifestantes anti-Islã...

Marieta Severo diz que País vive retrocesso e defende estado laico

Hoje, Marieta Severo é muito lembrada pela querida Dona Nenê, de...
spot_imgspot_img

Mãe de santo aponta falta de diálogo e intolerância em demolição de terreiro na Grande SP

Mãe de santo em Carapicuíba, Grande São Paulo, Odecidarewa Mãe Zana Yalorixa está sem local para morar desde que o seu terreiro de candomblé de 200 m²...

13 de maio e a perseguição às religiões de matriz africana

"Vovó não quer casca de coco no terreiro. Para não lembrar os tempos do cativeiro". Com esse ponto cantado pelas umbandas e rodas de...

Deputados criticam criminalização do candomblé em debate na Câmara

A Câmara dos Deputados celebra, nesta terça-feira (21), o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituído pela Lei...
-+=