Cabelo afro: Alguns dos principais salões do mundo não cortam esses fios

A influencer britânica Freddie Harrel é conhecida nas redes por seu afro poderoso, que ela cultiva com produtos, técnicas e profissionais especializados no seu tipo de fio. Mas um experimento que conduziu na última semana revelou uma dificuldade grande para encontrar quem cortasse o seu cabelo não apenas em salões convencionais, mas, especificamente, em alguns considerados os melhores do mundo.

no Estilo UOL

Reprodução/Instagram

Em um vídeo produzido para a campanha “Stylist Hair Equality Initiative” da revista “Stylist”, da qual Freddie faz parte, ela mostra sua peregrinação pelas ruas de Londres ouvindo todo o tipo de desculpa para a recusa em atendê-la.

O objetivo do projeto é conseguir que os salões sejam claros a respeito dos serviços que oferecem (ou seja, se atendem afros ou não), que tenham diversidade étnica em sua comunicação e preços igualitários entre os serviços para todo tipo de fio.

“Eu nunca havia entrado em um salão não-afro antes, mas os comentários e as rejeições doeram bastante. Eu posso ser ingênua, mas estou chocada que no centro de Londres, em 2017, eu ouça comentários como ‘se o seu cabelo fosse mais macio…’ (justo quando você achava que não perdia em nada para a textura do algodão. Ou ‘é tão mais difícil [de arrumar] que custa mais’ (difícil para quem?) ou ainda ‘teremos que cobrá-la £10 a mais’ (quando o tratamento já custa £10!)”, contou Freddie em seu Instagram sobre a busca por atendimento.

“Mas, com sorte, eu também encontrei salões que treinam suas equipes para trabalhar com todo o tipo de cabelo. As experiências que temos em nossas grandes avenidas, de compras a acesso a oportunidades, deveriam refletir a diversidade que há na nossa comunidade. E diversidade não é apenas colocar rostos mestiços em propagandas, é também ter aquela conversa desconfortável…”, concluiu.

Freddie conhece bem a indústria da beleza sobre a qual escreve. Ela é proprietária e fundadora da “Big Hair Don’t Care”, uma marca de extensões capilares.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=