Guest Post »

Patrimônio Cultural Afrodescendente – Novo edital do IPHAN apoiará projetos voltados à cultura afrodescendente

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) está lançando edital para seleção de projetos voltados ao apoio de manifestações e práticas culturais da população afrodescendente. A seleção é destinada a empresas públicas ou privadas sem fins lucrativos, desde que não estejam vinculadas à estrutura funcional do MinC.

O edital restringe-se a projetos que solicitem apoio nos limites de R$ 250 mil a R$ 300 mil, excluído o valor da contrapartida. O prazo para o envio dos projetos ao Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan vai até dia 26 de maio. A atual seleção faz parte do projeto da Unesco “Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial Relacionado à Música, Canto e Dança de Comunidades Afrodescendentes na América Latina”, proposto pelo Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina (Crespial). Os projetos devem ter prazo de execução de dois anos e apresentarem experiências pilotos de salvaguardas do patrimônio cultural imaterial afrodescendente em suas abrangências nacionais.

O tema desta seleção é ‘Música, Canto e Dança de Comunidades Afrodescendentes’. Os projetos poderão trabalhar as três formas de expressões culturais conjuntamente ou deter-se em apenas uma delas. O importante é que contemplem ações que envolvam algum destes elementos da cultura afrodescendente no Brasil.

Os projetos apresentados precisam ter um coordenador técnico que tenha formação mínima de mestre em Ciências Sociais (Sociologia, História, Antropologia) e contar com um Termo de Consentimento Prévio das comunidades envolvidas na realização do trabalho.

 

Fonte: Balaio de Fatos 

Artigos relacionados