Peça exalta tradição oral

Com sistemas sociais complexos e uma cultura milenar que transcende o espaço geográfico, o continente africano possui uma historiografia própria, extensa e viva. As relações entre o povo africano contemporâneo e seus ancestrais e divindades dão o tom do espetáculo “O Griot e os Espíritos da Terra – da Era Cantida aos Dias Atuais”, que utiliza técnicas do gênero “teatro documental”. A montagem será apresentada hoje a noite, durante pré-estreia para convidados no teatro do CCBEU, e segue em cartaz até o próximo domingo, 2.

Neste espetáculo, o Grupo Bambarê – Arte e Cultura Negra, da Associação dos Filhos e Amigos do Ile Iya Omi Ase Ofá Kare (Afaia), leva ao palco a saga do povo africano Ngani. “A dramaturgia é pautada por uma linguagem de metáforas – ora poética, ora racional. O espetáculo nos remete à historicidade africana, da idade antiga aos dias atuais”, diz Edson Catendê, diretor da montagem.

Segundo Catendê, a peça surge em forma de conto, com um enredo que se desenrola em três atos: Idade Cantida – os primórdios da criação do universo; Idade das luzes – um breve registro da Idade Moderna; e a Idade dos Chips – a contemporaneidade e a era cibernética com o avanço tecnológico. “Assim, é possível dar vez e voz aos descendentes africanos que até hoje são discriminados, oprimidos, menosprezados e ofuscados pelo discurso do poder”, diz o diretor.

Ele acredita que a montagem pode sensibilizar o expectador para a relação do homem africano com uma energia interior proveniente da “Mãe Terra”, refletida nos conhecimentos doutrinários dos chamados Griots, portadores e precursores da sabedoria milenar de matriz africana, propagada de geração a geração.

PESQUISA

Ele sintetiza a ideia do espetáculo ao afirmar que o grupo faz uma abordagem histórica do cotidiano africano a partir de vestígios antropológicos da tradição oral. “Porém de forma interdisciplinar, lado a lado com as outras ciências, valorizando as relações comerciais, econômicas, políticas e religiosas da cultura africana”, diz. “A intenção é trazer reflexão e assim rever velhos problemas, redimensionar conceitos e elaborar novas estratégias para o enfrentamento da discriminação étnico-racial e religiosa em nosso país, a partir do resgate oportuno de valores éticos e morais, costumes e tradições dos povos africanos, hoje esquecidos”, conta.

A peça é baseada no conto “Os Espíritos da Terra”, de autoria do próprio Edson Catendê, com a colaboração de Jane Patrícia e Mara Jucá, inspirado nos valores civilizatórios africanos. “Esta obra apresenta o Griot como portador de conhecimentos milenares, mantenedores da memória viva do seu povo, que oferta as suas energias paras os novos, e assim faz nascer um novo Griot em cada canto, em cada lugarejo. Pois os Espíritos da Terra nunca morrem”, finaliza.

O espetáculo foi vencedor do II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro Brasileiras, promovido pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Petrobras S/A.

 

 

Fonte: Diário do Pará

+ sobre o tema

Quilombo Rio dos Macacos (BA) sofre novo ataque armado

Atiradores dispararam contra moradores na noite de terça (18)...

Datas da abolição da escravidão nos países americanos

Datas da abolição da escravidão nos países americanos no Revista...

Oprah Winfrey doa US$12 milhões para museu

Oprah Winfrey fez uma doação de US$12 milhões em apoio...

Morre aos 78 anos Pai Euclides, fundador da Casa Fanti Ashanti

Euclides Menezes Ferreira ou Pai Euclides Talabyan, como é...

para lembrar

Aos 82 anos, morre o teórico cultural Stuart Hall

Um de seus livros mais conhecidos é "Da Diáspora:...

Michelle Obama eleita uma das pessoas mais bem vestidas pela Vanity Faire

Michelle Obama eleita uma das pessoas mais bem vestidas...

“12 Anos de Escravidão”: saiba como utilizar o filme no vestibular

Por completar 130 anos em 2018, a chance de...

Divas na cozinha

É bem verdade que, sob as luzes dos holofotes,...
spot_imgspot_img

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

The Wailers anunciam shows no Brasil em comemoração aos 40 anos do ‘Legend’

The Wailers comemora dois marcos significativos neste ano: o aniversário de 40 anos do álbum Legend, com Bob Marley, e o lançamento da cinebiografia Bob Marley: One Love. Sob...
-+=