Guest Post »

Fundação Palmares realiza mostra com peças de 19 países africanos

A arte e a cultura de 19 países do continente africano entrou em exposição em Brasília nesta segunda (27) até 6 de setembro, no Salão Negro do Ministério da Justiça. A exposição Arte e Cultura Africana é realizada pela Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (FCP/MinC), e integra as ações de aniversário da fundação, que comemorou 24 anos no último dia 22.

São móveis, quadros, esculturas e artefatos, dentre as 130 peças que retratam os costumes dos povos africanos. “A heterogeneidade das práticas culturais existentes em solo africano é marcante e, talvez, a principal contribuição ofertada pelos seus habitantes à humanidade”, declara o curador da exposição, Carlos Eduardo Trindade.

Os objetos expostos fazem parte do acervo das embaixadas de África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Burkina Faso, Botsuana, Cabo Verde, Cameroun, Etiópia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Mauritânia, Marrocos, Moçambique, Nigéria, Sudão, Zâmbia e Zimbábue.

“A exposição fará com que a distância física imposta pelo Atlântico seja superada, aproximando assim as identidades que valorizam as culturas brasileira e africana”, afirma o presidente da F CP, Eloi Ferreira de Araujo, que garante: “Com certeza, os visitantes vão ficar maravilhados”.

Matérias primas e obras

O ouro, o bronze e o marfim são utilizados como matérias primas para a criação das esculturas, que assim como as pinturas, trazem a caracterização da figura do homem, mostrando preocupação com os valores morais e religiosos.

Já as máscaras constituem uma síntese dos vários elementos simbólicos e são confeccionadas em barro, marfim, metais e madeira – um dos mais utilizados. Elas são as peças mais conhecidas da plástica africana.

Para o curador Carlos Eduardo Trindade a mostra levará o público a um passeio panorâmico sobre as bases constitutivas da vida comunitária, do trabalho, do lazer, das relações familiares, da religiosidade e do cotidiano dos vários povos que formam a África.

A exposição Arte e Cultura Africana foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da FCP e faz parte da preparação da fundação para a Década dos Povos Afrodescendentes, que terá início em dezembro deste ano, conforme Resolução Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço

Exposição Arte e Cultura Africana
Quando: de 27 de agosto a 6 de setembro de 2012
Onde: Salão Negro do Ministério da Justiça – Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Edifício Sede – Brasília Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h – Entrada franca

 

 

Fonte: Aquiacontece 

Related posts