Peças da Broadway voltam-se às plateias afro-americanas

Por PATRICK HEALY

Com o público geral da Broadway em declínio, os produtores estão apostando especialmente em frequentadores afro-americanos para aumentar suas receitas.
O uso de grupos de opinião é uma das estratégias usadas pelo musical “Memphis”, um romance turbulento entre uma cantora negra de R&B e um DJ branco, e pela nova peça “Race”, outro espetáculo concentrado em personagens negros, que raramente ocupam o primeiro plano nas principais peças e musicais.
Enquanto os produtores de “Memphis” estimam que 25% a 30% de seu público seja formado por negros, a produção de uma remontagem de “Fences” e de “Race” diz que sua iniciativa resultou em uma plateia composta por 40% de negros. “Fences”, estrelada por Denzel Washington, também atraiu um grande número de afro-americanos (a temporada terminou em 11 de julho).
A programação da Broadway para esta temporada inclui dois novos musicais sobre homens negros, “Unchain My Heart: The Ray Charles Musical” e “The Scottsboro Boys”, e possivelmente a nova peça “The Mountaintop”, sobre o reverendo Martin Luther King Jr., dependendo de se a produção conseguir astros como Samuel L. Jackson e Halle Berry.
Na verdade, os produtores de “Memphis” dão crédito à publicidade boca a boca entre a população negra por manter o show em cartaz por tempo suficiente para ganhar o Prêmio Tony de melhor novo musical, em junho. Com uma partitura e história desconhecidas, “Memphis” não tem astros. Mas seus produtores acreditavam que o show ficaria conhecido como um entretenimento memorável se fosse divulgado entre religiosos, diretores de coro e mulheres da comunidade afro-americana.
“Qualquer um que disser que ‘Memphis’ não é original como peça de teatro musical não está percebendo o impacto que o show tem sobre um amplo leque de pessoas que sentem que a Broadway de modo geral não é para elas”, disse Sue Frost, uma das principais produtoras do espetáculo, comentando com orgulho que Michelle Obama levou suas filhas a uma apresentação.
Uma empresa de venda de ingressos para grupos que se dedica às minorias, a Full House Theater Tickets Inc., relatou que “Memphis”, “Race” e “Fela!” (sobre o músico afrobeat Fela Kuti) atraíram um número extremamente grande de afro-americanos. “Parte do interesse desses shows é que eles dão às plateias negras algo de que falar”, disse Sandie M. Smith, presidente da Full House.
O sabor R&B de “Memphis” e o tratamento sério da vida afro-americana segregada na década de 1950 foram pontos que atraíram Willie Anderson, turista de Atlanta, o qual levou um grupo de 11 parentes e amigos para uma apresentação. Cada um pagou US$ 94 por ingresso.
“Queríamos ver algo com sabor africano e ouvimos falar que ‘Memphis’ era um show que valia a pena assistir”, disse Anderson. “Não tenho nada contra ‘Mary Poppins’, mas não o considero um espetáculo para nós, como ‘Memphis’.”

Fonte: Folha

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Imigrantes: Brancos britânicos deixam de ser maioria em Londres pela primeira vez

A população de imigrantes saltou para três milhões em...

Principais candidatos à presidência do Quênia votam e pedem eleição pacífica

Os dois principais candidatos à Presidência do Quênia,...

Panafricanismo galvaniza desenvolvimento de África

O vice-governador do Moxico para a esfera económica,...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=