Pela primeira vez, Brasil sedia fórum internacional sobre desenvolvimento social

Por: Renata Giraldi

 

Brasília – O reconhecimento internacional dos esforços do Brasil para reduzir a miséria, combater a fome e melhorar a qualidade de vida dos mais pobres levou o Brasil a sediar o 5º Fórum Ministerial de Desenvolvimento, que começa hoje (29) e vai até quinta-feira (31), em Brasília. Os últimos quatro fóruns ocorreram em Nova York, nos Estados Unidos. O Brasil é o primeiro país em desenvolvimento a sediar o evento.

Nos últimos nove anos, o Brasil passou a receber delegações de várias partes da América Latina e da África interessadas em conhecer os programas de transferência de renda e o benefício de prestação continuada, entre outros. Os programas Fome Zero e Bolsa Família, além do Plano Brasil sem Miséria, são os destaques dos projetos sociais no exterior, segundo especialistas.

O secretário executivo adjunto do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcelo Cardona, disse à Agência Brasil, que durante o fórum o principal objetivo é trocar experiências bem-sucedidas entre o Brasil e mais 29 países que participam das discussões. Segundo ele, o segredo brasileiro se sustenta no esforço conjunto e nas parcerias públicas e privadas.

“Essa troca de experiências entre os países é absolutamente necessária, pois nos faz aprimorar e aperfeiçoar os trabalhos”, disse Cardona. “É importante entender, por exemplo, que [devido à] realidade do Brasil com sua multiplicidade de culturas, conhecimentos, vegetação e modo de vida, nem sempre o que é feito aqui é autoaplicável em outros países.”

Cardona reiterou que há uma certeza entre os que atuam em políticas públicas no Brasil: as parcerias públicas e privadas sustentam boa parte da estrutura operacional dos programas e planos em execução no país. “Sempre destaco o papel das parcerias. Elas são fundamentais e falo não só das públicas, como das privadas, muitos supermercados estão conosco, por exemplo”, disse.

O secretário acrescentou ainda que os estrangeiros que procuram conhecer os programas desenvolvidos no Brasil sempre fazem a mesma pergunta: “Como vocês conseguem implementar essas ações em um país tão grande?”. De acordo com Cardona, as políticas públicas de distribuição de renda funcionam porque há uma interface entre vários setores do governo – nos níveis federal, estadual e municipal –, além do apoio de organizações não governamentais e da iniciativa privada.

“Vamos fazer uma avaliação completa sobre as ações do governo no último dia do fórum. As políticas públicas em execução atendem a vários públicos e diferentes camadas da população, há idosos, pessoas com deficiência e famílias que têm uma renda mínima inferior a R$ 70 por mês, isso tudo será mostrado”, ressaltou.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

ELIANE BRUM: Como se fabricam crianças loucas

Os manicômios não são passado, são presente. Uma...

Brazil Progresso vs. Brasil Parasita ?

Por: Vitor Miranda Eu não gosto de comentar futebol junto com...

Combater desastres demanda análise de projeções climáticas

Em 1993, o número de desastres geológicos, hidrológicos, meteorológicos,...

Sem Multas: Liminar suspende propaganda partidária do PSDB em São Paulo com Serra

Uma liminar suspendeu nesta sexta-feira a veiculação da propaganda...

para lembrar

PF faz busca e apreensão na residência de Eduardo Cunha

Polícia Federal está na porta da residência oficial da...

Campanha eleitoral “vitaminou” xenofobia no Brasil, analisa juiz

Não se pode dizer, ainda, que as agressões...

David Miranda entra na lista da TIME de 10 líderes da nova geração

O deputado federal brasileiro é descrito pela revista americana...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=