Ayanna Pressley está a caminho de ser a primeira congressista afro-americana a representar o estado de Massachusetts no congresso dos Estados Unidos.
Por Pedro Filipe Pina Do Noticias ao Minuto
Revelam-nos muito ,as reações mais espontâneas. E a de Ayanna Pressley diz muito.
A vitória da democrata Ayanna Pressley foi a surpresa das primárias no Massachusetts.
Como dava hoje conta a agência Lusa, Ayanna Pressley, que não vai enfrentar qualquer candidato republicano, derrotou na terça-feira o atual congressista Michael Capuano e recebeu já os parabéns da líder democrata na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.
Mas o que tem estado a chamar a atenção é a sua reação no momento em que soube que a sua campanha vencera.
O Massachusetts não é um estado onde habitualmente os republicanos vençam e não se encontra entre os estados apoiantes de Donald Trump. Mas num país onde as questões raciais,e também de sexismo, mantém cicatrizes antigas muito abertas é um marco Ayanna Pressley ser a primeira mulher negra a caminho do congresso pelo seu estado natal.
“Ganhámos? Ganhámos?, pergunta ainda incrédula Ayanna Pressley quando lhe contam dos resultados. Espreite em baixo as imagens que estão a ficar virais. “Não é preciso comentários”, como explicou uma utilizadora no Twitter na descrição do vídeo.
The moment when @AyannaPressley learned she won. No commentary needed. 💜 #ChangeCantWait #mapoli #ma7 #electwomen #electionday pic.twitter.com/SLLlQTI1Sj
— Jesse Mermell (@jessemermell) 5 de setembro de 2018