Pensa quem pensa melhor – Por Fernanda Pompeu

Useiro e vezeiro: considerar o arquipélago desconsiderando as ilhas. Assim, todos os alemães sentem uma quedinha pelo nazismo. Todos os judeus são loucos por dinheiro. Todas as mulheres são medrosas. Todos os homens não prestam. Todos os poderosos são sacanas.
Trata-se do pecado da generalização. Muitos candidatos a uma vaga de emprego ou faculdade o cometem nas redações. Escrevem: A humanidade não tem esperança. O mundo está perdido. Só os indígenas são decentes. Todo político é ladrão. Toda mãe é amorosa. Todo francês gosta de queijo.

Mas não só nas redações se generaliza. A maioria de nós escorrega cotidianamente ao analisar uma situação. Tenho para mim que generalizamos por preguiça de pensar. É mais fácil enfiar todas as batatas no mesmo saco. Afinal classificá-las por tamanho, qualidade, tipo leva tempo e dá mais trabalho.

O grande prejuízo em decretar que todos os japoneses são bons alunos e que todos os bailarinos são gays, está em tapar os olhos com a venda do estereótipo. Desistir de ver cada pessoa com sua singularidade para apenas enxergar uma massa, na qual diferenças viram talharim na panela.

Contraveneno para enfrentar o transtorno da generalização, pode ser apurar o olhar. Tornar o pensamento mais agudo. Transformar-se em um observador capaz de farejar sutilezas, nuanças, gradações entre o preto e o branco.

É claro que ninguém apura o olhar ou exercita a reflexão de uma hora para outra. Fulaninha e fulaninho não acordam uma bela manhã e, num passe de mágica, passam a pensar de forma madura e matizada. Infelizmente, não funciona assim.

Para avançar temos que alimentar o intelecto. Nos esforçar. Para pensar melhor precisamos estudar um pouco de História, um tanto das relações sociais, econômicas, culturais, raciais, de gênero.

Sem pôr o cérebro para fazer a lição de casa, ninguém consegue ir muito longe. Cada vez mais – é uma tendência – o mundo tranca as portas para quem mantém o pensamento preguiçoso e deita a generalizar tudo o que encontra pela frente.

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=