Pensa quem pensa melhor – Por Fernanda Pompeu

Useiro e vezeiro: considerar o arquipélago desconsiderando as ilhas. Assim, todos os alemães sentem uma quedinha pelo nazismo. Todos os judeus são loucos por dinheiro. Todas as mulheres são medrosas. Todos os homens não prestam. Todos os poderosos são sacanas.
Trata-se do pecado da generalização. Muitos candidatos a uma vaga de emprego ou faculdade o cometem nas redações. Escrevem: A humanidade não tem esperança. O mundo está perdido. Só os indígenas são decentes. Todo político é ladrão. Toda mãe é amorosa. Todo francês gosta de queijo.

Mas não só nas redações se generaliza. A maioria de nós escorrega cotidianamente ao analisar uma situação. Tenho para mim que generalizamos por preguiça de pensar. É mais fácil enfiar todas as batatas no mesmo saco. Afinal classificá-las por tamanho, qualidade, tipo leva tempo e dá mais trabalho.

O grande prejuízo em decretar que todos os japoneses são bons alunos e que todos os bailarinos são gays, está em tapar os olhos com a venda do estereótipo. Desistir de ver cada pessoa com sua singularidade para apenas enxergar uma massa, na qual diferenças viram talharim na panela.

Contraveneno para enfrentar o transtorno da generalização, pode ser apurar o olhar. Tornar o pensamento mais agudo. Transformar-se em um observador capaz de farejar sutilezas, nuanças, gradações entre o preto e o branco.

É claro que ninguém apura o olhar ou exercita a reflexão de uma hora para outra. Fulaninha e fulaninho não acordam uma bela manhã e, num passe de mágica, passam a pensar de forma madura e matizada. Infelizmente, não funciona assim.

Para avançar temos que alimentar o intelecto. Nos esforçar. Para pensar melhor precisamos estudar um pouco de História, um tanto das relações sociais, econômicas, culturais, raciais, de gênero.

Sem pôr o cérebro para fazer a lição de casa, ninguém consegue ir muito longe. Cada vez mais – é uma tendência – o mundo tranca as portas para quem mantém o pensamento preguiçoso e deita a generalizar tudo o que encontra pela frente.

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Outra vez, a novela! Agora com piadinha racista na boca de personagem negro, por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Deuzuite (Susana Badin) enquanto ouve Alcione,...

para lembrar

Mino Carta e a Herança da Casa Grande

Não quero que os ricos chorem, dizia o líder...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

“Pare de reclamar e vá trabalhar”: a PEC 241 e a assistência social

Quem repete a frase acima certamente sabe quantos idosos,...

Serra prometeu à Chevron mudar regras do pré-sal

Wikileaks revela que José Serra, então pré-candidato do PSDB...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=