Deixem Neymar chorar em paz! – Por Cidinha da Silva

Chorar quando você tem vontade é uma conquista. Nem todo mundo depois de grande consegue fazê-lo. Neymar nem é chorão, mas foi só derramar umas lágrimas e os patrulheiros acenderam os faróis.

As lágrimas de crocodilo são fáceis de detectar: As de Feliciano franzindo a testa e apertando os olhos para ajudá-las a cair, enquanto acolhe Marina Silva no ombro são exemplares.

O choro dela, por sua vez, é mais difícil de categorizar porque a conhecemos, pelo menos a conhecíamos, ela nos representava e talvez, em nome disso, pensemos na possibilidade de que suas lágrimas digam  “meu Deus, o que estou fazendo da minha vida?”

As lágrimas do ex-goleiro Bruno, de Bola e Macarrão, comparsas no assassinato de Elisa Samúdio, prévias à decisão do júri, são crocodilagem grosseira que não iludem a ninguém. Se Ivone Maggi destilar lágrimas de sangue também não nos enganaremos. Saberemos identificá-las como chororô pela perda de posições de poder, de privilégios.

As lágrimas de Neymar, considerado o maior jogador do Brasil e das Américas em atividade, ao partir para a Europa, feliz, bem sucedido, menino que realiza sonho de menino, de tantos meninos não tão bons quanto ele, sonho de jogar no Barcelona, me parecem tão humanas e compreensíveis. Neymar carrega a esperança de fazer ressurgir o Barcelona de Messi, de Ronaldinho, o maior entre os melhores. Você não choraria?

Talvez, não. Chorar de alegria, de contentamento, diante do grande dia, da grande água, do imenso horizonte, é dádiva para poucos. O choro legitimado é o da culpa, da dor, do desespero, da revolta, da mágoa, da tristeza e Neymar pode ter chorado ao se despedir do Brasil, dos campos que o consagraram, dos companheiros, da torcida que o idolatra, do colo dos que o amam, porque mesmo sendo um jovem vitorioso, realizador de sonhos, inspiração para tantos sonhos e para tantos jovens e crianças, deve sentir medo do desconhecido, de não encontrar lá fora todo o amor, conforto e reconhecimento desfrutados por aqui.

Mesmo intrigada com a amargura que leva tantos a crucificá-lo, compreendo a frustração de ver as lágrimas de Neymar dominando a mídia, em detrimento de assuntos sérios e candentes. Para mim não seria motivo de descontentamento caso fossem abordadas com a profundidade merecida.

A lágrima é palavra abafada que escapa quando a maré dos olhos vaza e nos derrama pela face proteínas, sais minerais e gordura que lubrificam e limpam os olhos, retiram véus, diminuem nossa acidez.

Diante de tanta gente que na supermodernidade chora desesperada quando o celular não toca convidando para a comunicação vazia e intermitente dos viciados no uso do aparelho, eu me enterneço quando o canto de um passarinho depois da tempestade faz alguém chorar.

 

E enquanto as lágrimas comuns engrossam o temporal destes tempos, o pássaro das alegrias de Neymar escolhe lugar para o ninho. Voa, menino, voa!

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Religião e eleições

Por: Vitor Gomes Pinto   Barack Hussein Obama...

Craque Brasileirão 2009: Andrade, do Flamengo, é o melhor técnico

Símbolo do campeão brasileiro de 2009, o técnico Andrade...

A ausência de uma nova narrativa na Rio+20

Por Leonardo Boff   O vazio básico do...

Congolesa foge para não morrer e se perde da família

Às vezes, o refúgio é, mais do que...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=