Pensamento sobre relações de gênero é valorizado em escolas e universidades brasileiras

Fonte: Notícias do UNIFEM Brasil e Cone Sul –

Brasília (Brasil) – A quarta edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi entregue em Brasília, no final de junho, durante a abertura do II Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa – Pensando Gênero e Ciências, realizada em Brasília. O Prêmio, criado para incentivar a reflexão sobre as relações de gênero no país, é uma iniciativa da SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), MEC (Ministério da Educação), do CNPq/MCT (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do UNIFEM Brasil e Cone Sul.

“O Programa Mulher e Ciência, que permite a realização do Prêmio, é uma vitória do ponto de vista da construção da chamada transversalidade de gênero no âmbito do Governo Federal”, disse a ministra Nilcéa Freire, da SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres).

O grande destaque desta edição do Prêmio foi o aumento em 301% nas redações recebidas na categoria de Ensino Médio, e de 56% nos trabalhos da categoria de Estudante de Graduação e Graduados, em relação à terceira edição. No total, o prêmio recebeu 3.002 trabalhos, representando um aumento global de 247% com relação à edição anterior.

“É uma imensa satisfação constatar o sucesso da parceria que o CNPq estabeleceu com a SPM e demais instituições, que se reflete neste prêmio, e que também se amplia para outras ações. Isto mostra que a Agência entende que a resistência em relação ao gênero é uma barreira que precisa ser vencida”, afirmou Marco Antonio Zago, presidente do CNPq.

 

Participaram da abertura do II Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, a ministra Nilcéa Freire, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), André Lázaro, a coordenadora do Programa de Igualdade de Gênero, Raça e Etnia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Andréa Butto, o diretor de avaliação da CAPES, Lívio Amaral, e a vice-diretora do UNIFEM Brasil e Cone Sul, Júnia Puglia.

+ sobre o tema

Senado aprova projeto que proíbe uso de algemas durante parto de detentas

Projeto de senadora do DEM também assegura assistência médica...

“Seminário Direitos Humanos e Democracia”

No momento em que está para ser confirmado um...

Você é uma pessoa intolerante? Conheça as formas de preconceito e saiba a resposta

Hoje, 16 de novembro, comemora-se o Dia Internacional da Tolerância....

Nota de Repúdio contra a Portaria Nº 68 que muda os procedimentos de demarcação

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) atendendo...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=