Pepsi, o mundo está muito chato mesmo! E isso é maravilhoso

Recentemente a Pepsi lançou o seu novo comercial, trazendo de volta os “limões falantes”, esses que voltaram após 10 anos, desde quando estrelaram nos primeiros comercias da marca. No comercial os “limões” estão conversando sobre o quão o mundo está chato, o quão se sentem incomodados por não poder falar algo preconceituoso e alguém dar uma “canetada”, o dialogo é totalmente em base da ridicularização/inferiorização dos movimentos da minoria, com frases do tipo ” o mundo está muito sensível”, “não fala assim que alguém vai ficar ofendido”.

por Guilherme Gauloski para o Guest Post do Portal Geledés

O sensível que é dito no comercial é para quem? O mundo esta sensível demais né, é chato demais para alguém fazer algum comentário racista, misógino, ou homofóbico, e ninguém revidar o seu comentário. Esta chato demais, quando você coloca uma boneco com o cabelo afro para servir como esponja dentro de um reality show, e a internet se mobilizar contra o ato racista, poxa o mundo esta chato mesmo Pepsi é tudo mimimi, tudo vitimismo, puro exagero.

São aberturas para esse tipo de discurso de vitimização na mídia, que fazem os idiotas terem mais palco e palanque, para fazer o misancene vomitando clichês um atras do outro, banalizando cada vez mais os movimentos sociais da minoria, mediocrizando a lutas dos negros, mulheres, grupo LGBT.

O que chama mais atenção ainda é o engajamento positivo que o comercial teve nas redes sociais, teve comentários como:

“Por favor, entreguem um prêmio ao opressor que bolou este comercial, ele mandou muito bem. Depois que o Mertiolate parou de arder, começou a covardice e frescuragem.

 “Melhor propaganda de todas! Quem foi o publicitário mítico que fez? “, e esse recorte apenas confirma o quão estamos num lamaçal de pessoas ignorantes. 

A Pepsi tentou ser descolada querendo criticar o politicamente correto, e acabou tornando um comercial com limões falantes, o comercial mais desagradável de 2016

+ sobre o tema

Pesquisa mostra aumento da presença de mulheres e negros em campanhas publicitárias

Em 3 anos, percentual de homens negros em comerciais...

Jornalistas baianxs oferecem 2ª edição de minicurso sobre semiótica e racismo na mídia brasileira

A Semiótica como ferramenta de análise do racismo midiático...

Racismo no Brasil é “estrutural e institucionalizado”

ONU revela estudo sobre a discriminação no país. Campanha...

para lembrar

Pesquisa revela que mulheres negras estão fora do cinema nacional

Apesar de ser a maior parte da população feminina...

O pedido de ‘desculpa’ de Lilian Witte Fibe ao filho de Lula

Lilian Witte Fibe pede ‘desculpa’ por noticiar (e comemorar)...

Mico internacional: Embaixada da Itália desmente capa da Veja sobre Lula

Em sua mais recente manchete de capa, a revista...
spot_imgspot_img

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...

Mvúka: Futuros Diversos através das vivências Negras

A ideia de uma realidade diversa de futuro para o povo negro brasileiro, se constrói a partir da interpretação crítica do passado e das...
-+=