‘Perguntar para uma criança o que ela quer ser é uma ofensa. Isso é apagar o que ela já é’

Era mais uma das tardes frias de São Paulo, mas quem esteve na primeira roda de conversa da Ciranda de Filmes no dia 9 de junho, teve seu coração aquecido. Com o tema “Mediador de mundos” Fernanda Heinz Figueiredo, uma das curadoras da Ciranda recebeu o líder indígena Ailton Krenak, o educador José Pacheco e a cantora de cantigas populares Lira Marques para uma conversa sobre os mestres. Neste bate-papo, os mestres apareceram nas figuras de lideranças comunitárias, guardiões de tradições originárias e educadores das práticas democráticas.

Por Mayara Penina, do Catraca Livre 

São muitos os mestres que inspiram e iluminam a longa jornada de aprendizado que é a vida e para exemplificar este pensamento, cada participante iniciou a conversa compartilhando uma memória de seus mestres da infância.

Ailton_Krenak_RodaMediadorDosMundos_Ciranda2016_fotoAlineArruda_16-150x150

Ailton Krenac. – crédito: Aline Arruda

O mestre que quero compartilhar é esta entidade intangível que é a natureza. É uma aventura viver e sobreviver quando se está em fricção com a natureza. A natureza me ensinou o sentido da liberdade e que reconhece todos os outros como iguais. Isso é liberdade. E como vivo num mundo de iguais, não tenho do que ter medo

Ailton Krenak, dirige o Núcleo de Cultura Indígena, é idealizador do Festival de Dança e Culturas Indígenas, ambos na Serra do Cipó (MG).

Jose_Pacheco_RodaMediadorDosMundos_Ciranda2016_fotoAlineArruda_30-150x150

Ailton Krenac. – crédito: Aline Arruda

Eu nasci num cortiço onde não entrava polícia nem ambulância. O senhor Cardoso me livrou de um destino horrível, pois, na rua da minha infância, o ele era o único que lia livros. Todos os meus companheiros de infância morreram com menos de 30 anos e eu fui salvo pelos livros. Mais adiante fui encontrando outros mestres e hoje vejo que os maiores mestres são as crianças.

Em 1976, José Pacheco fundou a Escola da Ponte, referência mundial em pedagogia inovadora.

Lira_Marques_RodaMediadorDosMundos_Ciranda2016_fotoAlineArruda_33-150x150

Lira Maques. – crédito: Aline Arruda

Se eu sou uma artesã hoje é porque tudo que sei  eu aprendi com minha mãe.  Em época de Natal, ela fazia presépios para doar às famílias. Eu observei muito até começar a trabalhar com cera de abelha.  Foi minha mãe também que me ensinou os cantos de roda. Nós sentávamos nas calçadas para cantar e brincar de roda com adultos e crianças. Minha mãe foi minha principal mestra. Com ela aprendi a valorizar o que é próprio do nosso povo.

Lira Marques é educadora popular de Araçuaí (MG), cantora de cantigas populares, mestra na cerâmica.

Há mestres de sabenças ancestrais, como os avós, e mestres de saberes ligados ao embrião da humanidade, as crianças, aquelas que nascem mais para ensinar do que para aprender. “Por isso, perguntar para uma criança o que ela quer ser quando crescer é uma ofensa. Como se ela fosse receber um crachá de ‘ser’ só quando adulto. Isso é apagar o que ela já é”, criticou Ailton.

Complementando a ideia de que a natureza é um mestre, a educação e escolarização foi um dos temas bastante analisados por Ailton durante o evento.  Para ele, “a pasteurização das culturas chegou ao cúmulo de criar um formato do que seria uma escola. Isso é apagar todas as culturas, empastelar toda uma civilização”. O povo Krenak é extremamente resistente a ideia de alfabetização, letramento, escolarização. “Eu resisto bravamente à escrita pois é necessário que se mantenha a tradição oral”, disse.

A artista Lira ratifica a importância das relações com os antepassados, a tradição e memória. Lira fez uma vasto trabalho de pesquisa e registro de cantigas de roda e festejo local do do Vale do Jequitinhonha.

Em outra experiência, o português José Pacheco, um dos grandes dinamizadores da gestão democrática contou sua experiência com escolas, que em sua opinião, também pode ser um instrumento de mudança. Pacheco fundou em 1976 a Escola da Ponte, referência mundial em pedagogia inovadora. Neste modelo, “numa aula não se aprende nada e uma prova não prova nada e, as escolas não são edifícios, são pessoas”. Reiterando a fala de Ailton, ele também citou as crianças como os mestres, que nos ensinam todos os dias.

A Ciranda de Filmes segue com programação até o dia 12 de junho, domingo. Confira toda a programação aqui.

+ sobre o tema

Bolsista do ProUni convida Lula para festa de formatura

A estudante de jornalismo Rita Correa Garrido, de 26...

UNEafro abre inscrições para cursinho

UNEafro abre inscrições para cursinho VAGAS ABERTAS 2017 Você quer ser...

Universitários brasileiros são brancos, moram com os pais e estudam pouco

Pesquisa traçou perfil do estudante que cursa os últimos...

Como a Academia se vale da pobreza, da opressão e da dor para sua masturbação intelectual

Texto originalmente publicado em RaceBaitR como “How Academia Uses...

para lembrar

Obra infanto-juvenil em inglês aborda preconceito racial

Lançamento do livro “The Black Butterfly” (A borboleta Preta), de...

Educação física, arte, sociologia e filosofia ficam no Ensino Médio

A Câmara dos Deputados decidiu incluir na reforma do...

Nova Zelândia oferece bolsas de estudo para brasileiros; veja como participar

Quem sempre teve o sonho de estudar no exterior,...

A crítica de Marcien Towa às doutrinas de identidade africana

O presente trabalho propõe tematizar a crítica que o...
spot_imgspot_img

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...

73% dos jovens sem educação básica completa querem voltar a estudar, aponta levantamento

Dos mais de 9 milhões de jovens fora da escola que não concluíram a educação básica, cerca de 7 milhões ainda têm a intenção de retomar os...

‘O Avesso da Pele’: livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas

Especialistas ouvidas pelo g1 afirmam que a justificativa apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Paraná para recolher os...
-+=